Comemora-se hoje o Dia do Pai


O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e "pai terreno" de Jesus Cristo. 

Esta celebração ocorre em vários países, embora em Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras assinalem a data neste dia, há países como Nova Zelândia, Noruega, Suécia ou Finlândia entre outros que assinalam noutros dias.

A referência histórica mais antiga, para atribuição desta efemeridade tem origem na Babilónia, onde um filho homenageou o seu pai há 4 mil anos atrás. A história conta-nos que um rapaz de seu nome Elmesu, escreveu uma mensagem numa placa de argila, onde desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai, o seu pai era o rei babilónico Nabucodonosor.

No entanto, há também a origem norte-americana, que atribui a Sonora Luise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai motivada pela admiração que sentia pelo seu pai William Jackson Smart. A celebração popularizou-se nos Estados Unidos e no ano de 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Enviar um comentário

0 Comentários