Projeto +Atlântico promove a inclusão social

 






O Projeto +Atlântico do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 4ª geração (CLDS-4G) da Figueira da Foz iniciou a sua atividade a 1 de setembro de 2020. Envolvendo um consórcio coordenado pela Associação Novo Olhar, com a parceria da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e da Cáritas Diocesana de Coimbra, tem o objetivo de promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social. 

Este programa, que vai na 4ª geração a nível nacional, conta com 2 edições anteriores (CLDS+ e CLDS-3G) na Figueira da Foz e propõe uma intervenção de proximidade que passa pela promoção do emprego, formação e qualificação, intervenção familiar e parental, promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa. Nesta edição estão ainda previstas ações destinadas às populações inseridas em territórios afetados por calamidades. Nesta fase, onde a crise pandémica agravou as dificuldades já sentidas no território, o Projeto +Atlântico, equiparado aos serviços essenciais de apoio social, conta com 10 pontos de atendimento deslocalizados, por todo o concelho, onde apoia os residentes nas várias áreas abrangidas pelo programa. Esta intervenção de proximidade só é possível realizar com as parcerias estabelecidas com as Juntas de Freguesia do Município. 

Tendo em conta o contexto atual, estão a ser dinamizadas diversas ações de sensibilização/informação sobre a prevenção do contágio por Covid- 19, destinadas à população residente, assim como o apoio aos idosos isolados (sem retaguarda familiar e/ou institucional) na aquisição de bens essenciais. Decorridos os primeiros 6 meses da operação, sublinha-se o trabalho do Gabinete de Apoio ao Emprego, com a integração de participantes em mercado de trabalho e/ou formação, as sessões de capacitação para famílias, realizadas no âmbito do Gabinete de Apoio à Família, a integração de crianças e jovens em atividades promotoras de estilos de vida saudáveis e as atividades de apoio à população idosa e combate ao isolamento e solidão.

Publicar um comentário

0 Comentários