Natal 2020: Comboio de Natal e iluminações decorativas em todas as freguesias



«Um comboio de Natal, iluminações decorativas em todas as freguesias do concelho e alguma animação de rua junto do comércio tradicional, onde estará presente o Pai Natal, são as iniciativas que compõem o programa de Natal 2020 da Figueira da Foz, para que o espírito da época se faça sentir» refere o Município através de nota de imprensa. 

O comboio de Natal, cuja utilização será gratuita, irá circular por diversas artérias da cidade, entre os dias 21 de novembro e 10 de janeiro de 2021, dando especial enfoque ao comércio tradicional, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. 


No dia 21 de de novembro, a sua circulação só se efetuará até às 13h00, e aos domingos não irá circular.   As partidas acontecerão às 10h10; 12h10; 14h10; 16h10 e 18h10 da paragem de autocarro do Porto Comercial da Figueira da Foz, efetuando o trajeto nas seguintes artérias da cidade:  rua da República, Praça 8 de Maio, Caes de Alfândega, Av. Foz do Mondego, Av. De Espanha, Av. 25 de Abril, rua Dr. Simões Barreto, rua Lusíadas, rua Joaquim Sotto Mayor; rua Rancho das Cantarinhas, rua 5 Outubro, Av. Dr. Mário Soares, Av. Infante D. Pedro, Praça do Mar Português, Av. Do Brasil, rua da Liberdade, Av. Foz do Mondego e Av. Saraiva de Carvalho. O comboio de Natal cumprirá todas as medidas e contingências sanitárias impostas pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde, incluindo a lotação de lugares estipulados. No que à animação de rua diz respeito, estão também previstas algumas iniciativas, em pequenos períodos matinais e vespertinos, levando a magia do Natal a pequenos e graúdos. 

O Pai Natal chega à cidade já amanhã, 20 de novembro, a bordo do Comboio de Natal, e irá ser recebido nos Paços do Município, pelas 17h00. 


As iluminações decorativas de Natal irão funcionar já a partir de amanhã e até 10 de janeiro, das 17h00 às 24h00, com exceções a 24, 25 e 31 de dezembro (das 17h00 à 01h00) e encontram-se espalhadas pelas 14 freguesias do concelho. De salientar que, pelo segundo ano consecutivo, a árvore natural (araucária) de cerca de 32 metros, situada no cruzamento da rua da Liberdade com rua Eng.º Silva, que no passado Natal atraiu centenas de pessoas, irá ser decorada.  

No total, a iluminação decorativa faz uso de 12 mil lâmpadas led - numa aposta em equipamentos que privilegiam o baixo consumo de energia elétrica, e são também utilizados alguns elementos 3D, tecnologia BIOPRINT (para conceção dos elementos de decoração minimizando os impactos ambientais da instalação) e luz animada RGB com alteração de cor, através de utilização de app.  


Este ano os custos com as iluminações ascendem a 94 035,90€ (acrescidos de IVA), um investimento de mais 48,200€, comparativamente com 2019. 


O acréscimo da despesa deve-se ao facto de, em cada uma das 14 freguesias do concelho, ter sido montado um elemento decorativo e, também, de à habitual lista de locais com iluminações ter acrescido a fachada do Mercado Eng. Silva, a rua das Tamargueiras e rotundas adjacentes, a fachada dos Paços do Município e a fachada do Posto de Turismo – Castelo Engº Silva.

Publicar um comentário

0 Comentários