Concelho da Figueira da Foz com taxa de vacinação contra a gripe superior a 2019



De acordo com informação obtida junto do Diretor Executivo do ACES Baixo Mondego, a taxa de vacinação contra a Gripe Sazonal terá alcançado, até à data, no concelho da Figueira da Foz, 46% da população elegível (9 139 pessoas), que inclui cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas residentes ou internadas em instituições, pessoas com algumas doenças definidas, profissionais de saúde do SNS e bombeiros (20 113 pessoas), ultrapassando o valor absoluto da totalidade do período de vacinação de 2019 (45%). Até ao final desta campanha pretende-se atingir uma meta de 71% de taxa de vacinação, correspondendo a 14 280 pessoas. 

Recorde- se que o período de vacinação de 2020 iniciou a 15 de outubro em todas as Unidades de Funcionais do concelho, tendo sido administradas, com carácter prioritário, nas entidades que desenvolvem resposta de Estrutura Residencial para Idosos. Até 3 de novembro, foram entregues, nas Unidades de Funcionais do concelho, 9 263 vacinas, estando prevista nova entrega no início do mês de dezembro. 

Após efetivado este reforço, cada Unidade Funcional estará encarregue do contacto direto com os utentes elegíveis para agendamento da vacina. Acrescem a estes números, as 2636 vacinas administradas ao abrigo do Protocolo entre o Município da Figueira da Foz e a Associação Dignitude, nas 22 farmácias aderentes no concelho. Estas vacinas foram disponibilizadas às farmácias pelo Ministério da Saúde, tendo o Município suportado, no âmbito deste Protoloco, 90% do custo do ato de administração da vacina (2,25 euros) e a Associação Dignitude 10% deste valor (0,25 cêntimos).

Publicar um comentário

0 Comentários