«Praias da Figueira da Foz com limpeza o ano inteiro» assegura Município da FIgueira da Foz




«A limpeza das praias do Município da Figueira da Foz, assim como das áreas envolventes e respetivos acessos é realizada ao longo de todo o ano, sendo que durante a época balnear a frequência de limpeza é reforçada, passando a ser realizada diariamente (entre 1 de junho e 17 de setembro, os trabalhos são realizados de segunda-feira a domingo, incluindo feriados), com recurso a meios mecânicos e manuais» assegura o Municipio da Figueira da Foz através de nota de imprensa.

O serviço de manutenção e limpeza de praias no concelho, que se encontra a cargo de uma empresa externa, a SUMA S.A., tem vindo a realizar-se, este ano, desde 1 de maio e irá prolongar-se, no período de verão, até 30 de setembro. A limpeza mecânica tem vindo a ser efetuada uma vez por semana, nas praias de Buarcos, Figueira da Foz (Ponte Galante até à zona limite Molhe Norte) e Forte, e uma vez por mês nas praias de Quiaios, Murtinheira, Hospital, Gala, Orbitur, Costa Lavos e Leirosa. 

«Decorrente da quantidade excessiva de resíduos lenhosos resultante das cheias do Baixo Mondego que, posteriormente, ficaram depositados com as marés junto à zona dunar, assim como aos pequenos resíduos naturais que se encontram em profundidade, e que, com as marés e o pisoteio, vão surgindo na superfície, tem-se procedido à limpeza mecânica das praias do Cabedelo e Cabedelinho e às que se encontram mais próximas da foz do rio Mondego, com maior periodicidade. A limpeza manual de resíduos no areal, nos acessos e envolvente, assim como a recolha das papeleiras é realizada diariamente em todas as praias. Desde 1 de maio foram efetuados diversos trabalhos, como: limpeza mecânica e manual aprofundada dos areais; encaminhamento, para valorização, dos detritos lenhosos recolhidos nas praias; colocação de estrados de madeira, papeleiras e mini-ecopontos para a deposição seletiva de papel, vidro e embalagens de plástico/metal; desobstrução, lavagem e desinfeção das escadarias, rampas de acesso, passadeiras e muros; limpeza dos campos de jogos (interior e exterior envolvente)» acrescenta ainda a mesma nota.



A partir de 1 de outubro e até 30 de abril, naquele que é considerado o período de inverno, a limpeza será mantida nas praias de Buarcos, Figueira da Foz, Forte, Cabedelinho e Cabedelo.

Publicar um comentário

0 Comentários