Comando Distrital da PSP de Coimbra, numa parceria com a FPUC lançou o Projeto Phasing-out




O Comando Distrital da PSP de Coimbra, numa parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, lançou o Projeto Phasing-out.
Trata-se de um projeto piloto que visa a preparação para a saída da vida ativa das pessoas que trabalham neste Comando e que passam à situação de pré-aposentação e que, por força das circunstâncias, se veem perante uma nova realidade nas suas vidas.
«Tem-se assistido ao longo de algumas décadas ao progressivo aumento da esperança média de vida na população, assim como da sua capacidade funcional ao longo do processo de envelhecimento.O apoio – que se torna fundamental para os trabalhadores à medida que envelhecem – estimulando a sua mobilidade, independência e saúde, é uma das mais veementes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Recentemente a mesma preocupação foi plasmada no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, da DGS/Min. Saúde (2013-2017, prolongado até 2020)» refere a PSP através de nota de imprensa.
A adoção de medidas que visem a preparação para uma transição, mais que uma alteração da rotina, e que poderá constituir, por si só, uma crise psicossocial de cada pessoa, é uma preocupação da Direção Nacional da PSP e do Comando de Coimbra.
A planificação para este período é fundamental para todos os cidadãos como continuidade da planificação para a vida, devendo ser estimulada.
As áreas de intervenção do projeto são:
1.    Expectativas em relação à saída do ativo
1.1 Enquadramento jurídico
1.2 Enquadramento institucional
1.3 Enquadramento financeiro
1.4 Enquadramento psicossocial
2.    Ciclo de Vida
3.    Identidade profissional e novos projetos
4.    Saúde e Autocuidado
5.    (Re)Contrução de relações familiares e sociais
6.    Gestão de tempo e Qualidade de Vida
«O projeto conta com a participação das professoras da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra Professora Doutora Margarida Pedroso Lima e Professora Doutora Janes Santos Herdy, bem como das Psicólogas colocadas no Comando de Coimbra.Para a primeira sessão foram convocados os Polícias que estão no ativo e que nasceram em 1960, 1961 e 1962, sendo que a sua participação é voluntária, confidencial e anónima» acrescenta ainda a mesma nota.

Publicar um comentário

0 Comentários