Escola Joaquim de Carvalho expõe «Pop Art» na Galeria Magenta




Já em fase de desconfinamento, a arte volta a dar cor aos nossos dias. E, por isso, uma nova exposição se dá a conhecer. Entre o dia 30 de maio e o dia 14 de junho, está patente na Galeria Magenta a exposição «bOOm, pOp, crack», resultante de uma parceria entre a Escola Secundária Joaquim de Carvalho e esta galeria, a partir dos trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Artes Visuais. Os alunos do curso de Artes Visuais do 12.º H da Escola Secundária Joaquim de Carvalho, orientados pelos Professores Jorge Borges e Ana Borges, realizaram obras, num total de 21, em telas de 70 x 70, em técnica mista, e cartazes em papel cenário, de 80x120. Estes trabalhos foram produzidos no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento, subordinados aos temas da Educação para a Saúde, Segurança Defesa e Paz, Educação para o consumo, Educação para os Media. 

Deste modo, os trabalhos foram inspirados nas temáticas do meio ambiente urbano das grandes cidades, aspetos sociais e culturais, como banda desenhada, revistas, jornais sensacionalistas, fotografias, anúncios publicitários, cinema, rádio, televisão, música, espetáculos populares, elementos da sociedade de consumo e de conveniência (alimentos enlatados, frigoríficos, carros, estradas, postos de gasolina, etc.). 

O mote para a exposição foi, pois, a Pop Art, que surge nos Estados Unidos e em Inglaterra por meados dos anos 50. Influenciada por fatores históricos, como o fim da II Guerra Mundial, a reestruturação das indústrias norte-americanas, o desenvolvimento do capital, o incremento do poder de compra, além do apoio prestado para a reconstrução de outros países, potenciando o consumismo à escala global. O termo Pop Art (Popular Art) denomina a arte utilizada na publicidade, no desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas. Esta exposição vem na sequência de outras realizadas em anos anteriores, também com base em obras dos alunos, traduzindo um trabalho de parceria entre uma galeria de arte e a única escola que disponibiliza o Curso de Artes.

Publicar um comentário

0 Comentários