Escola Bernardino Machado presente nas Olimpíadas de Filosofia





A Escola Bernardino Machado esteve presente nas IX Olimpíadas Nacionais de Filosofia, sendo representada pela aluna, Martina Santos, da turma C do 10º ano. O evento decorreu nos dias 6 e 7 de março, na Escola Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra. 

Os participantes, durante uma prova de três horas, elaboraram um ensaio filosófico, optando por um de quatro tópicos à escolha, relacionados com o programa da disciplina de Filosofia e, apenas, revelados no momento em que se iniciou a sessão. 

O programa destinado aos alunos contou, ainda, com uma visita aos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra e com conjunto de atividades lúdico-pedagógicas que incluiu a discussão de temas filosóficos em mesas de debate, um peddy paper e um sarau musical da responsabilidade dos alunos do Conservatório de Coimbra. Enquanto os alunos elaboravam os seus ensaios, os professores acompanhantes participaram numa conferência subordinada ao tema ”Filosofia da Mente: O Estado da Arte”, proferida pela Professora Doutora Sofia Miguens, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e num workshop sobre “O Ensaio Filosófico”, tema relevante no atual contexto das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Filosofia. 

 Posteriormente, organizados em equipas, os professores, incluindo Margarida Redinha, da Escola Bernardino Machado, procederam à avaliação e classificação dos ensaios. Esta iniciativa promovida pela PROSOFOS, Associação Nacional para a Promoção da Filosofia, contou com a presença de aproximadamente 80 alunos, de diversas escolas públicas e privadas de todo o país, acompanhados por cerca de 40 professores, uma comissão organizadora e uma comissão científica responsável pela escolha dos dez melhores ensaios, sendo que esses irão representar Portugal nas XXVIII International Philosophy Olympiad, que terão lugar em Lisboa. 

Publicar um comentário

0 Comentários