Escola Bernardino Machado presente no Bot Olympics 2020





O Bot Olympics é a competição de robótica da Universidade de Coimbra. É um evento educativo e formativo e tem como objetivo dar a conhecer o mundo da robótica aos mais curiosos.
A Escola Bernardino Machado irá participar com uma equipa de alunos do 12º ano, do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando, acompanhados pelo professor Gilberto Abreu.
Composto por três provas a decorrer em simultâneo para alunos desde o Ensino Básico até ao Ensino Universitário, decorre em ambiente tipo “hackathon” durante quatro dias, onde os participantes têm de desenvolver formas de atingir os objetivos de cada uma das provas. Dada a larga faixa etárias dos participantes, o Bot Olympics é uma competição única em Portugal.

Prova Bot'N Roll (Ensino Secundário)

  1. As equipas são compostas por 4 elementos do ensino secundário e um professor acompanhante, de escolas de todo o país.
  2. A competição tem como desafio desenvolver um robô, que seja o mais rápido possível a atravessar uma pista, ultrapassando vários obstáculos e seguindo determinados caminhos.
  3. Na competição, o objetivo principal prende-se não só com a rapidez com que o robô percorre todo o percurso estabelecido, mas também com vários outros aspetos técnicos que serão avaliados ao longo da prova final.
  4. Serão também valorizados vários fatores bónus, que procuram recompensar as equipas que tenham trabalho em completar tarefas extras.
  5. Para a concretização desta prova será utilizado o Robô Bot’n Roll ONE A cuja programação é feita em ambiente Arduino, utilizando C++.

O evento decorrerá em Coimbra, ao longo de quatro dias, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2020. A final da competição entre as escolas decorrerá no piso 0 do Centro Comercial Alma, em Coimbra, entre as 10h e as 20h, do dia 16 de fevereiro de 2020, com a presença de representantes do Ministério da Educação (Direção Geral de Educação).

Publicar um comentário

0 Comentários