Projeto de Cidadania na Escola Secundária Bernardino Machado





No âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento e da participação no Parlamento de Jovens, as docentes Cristina Silva e Licínia Freitas desenvolveram um programa de um dia informativo/ reflexivo sobre o tema deste ano letivo ““VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: COMO GARANTIR O RESPEITO E A IGUALDADE?””. Assim, ao longo do dia 16 de dezembro, os alunos da Escola  Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) assistiram e intervieram de forma muito interessada e elogiada pelos convidados, nas várias sessões preparadas para o efeito e que, visavam dar a conhecer o percurso da vítima desde que denuncia até ao enquadramento legal do crime de violência doméstica, crime público desde 2007. 

 Foi convidado um elemento da PSP, agente Miguel Pereira que elucidou os alunos acerca dos procedimentos da instituição, das estatísticas concelhias e do aumento de casos de violência entre jovens namorados. Foi realizada uma sessão, com a Dra. Sofia Jamal, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), que apresentou dados estatísticos chocantes, questionou a forma como age a justiça nestes casos e como uma situação que no início do namoro não é valorizada por se considerar normal, pode, se nada for feito, acabar em homicídio. 

Posteriormente as psicólogas das Associações Goltz de Carvalho, Dra. Susana Pedro e Dra. Paula Fonseca da Cruz Vermelha Portuguesa, apresentaram aos alunos o seu trabalho na Rede Interinstitucional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica (RIAVVD) que ajuda no processo de acompanhamento das vítimas e filhos, apresentaram dados e falaram das casas abrigo.

Publicar um comentário

0 Comentários