Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

17 de dezembro de 2019

Projeto de Cidadania na Escola Secundária Bernardino Machado





No âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento e da participação no Parlamento de Jovens, as docentes Cristina Silva e Licínia Freitas desenvolveram um programa de um dia informativo/ reflexivo sobre o tema deste ano letivo ““VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: COMO GARANTIR O RESPEITO E A IGUALDADE?””. Assim, ao longo do dia 16 de dezembro, os alunos da Escola  Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) assistiram e intervieram de forma muito interessada e elogiada pelos convidados, nas várias sessões preparadas para o efeito e que, visavam dar a conhecer o percurso da vítima desde que denuncia até ao enquadramento legal do crime de violência doméstica, crime público desde 2007. 

 Foi convidado um elemento da PSP, agente Miguel Pereira que elucidou os alunos acerca dos procedimentos da instituição, das estatísticas concelhias e do aumento de casos de violência entre jovens namorados. Foi realizada uma sessão, com a Dra. Sofia Jamal, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), que apresentou dados estatísticos chocantes, questionou a forma como age a justiça nestes casos e como uma situação que no início do namoro não é valorizada por se considerar normal, pode, se nada for feito, acabar em homicídio. 

Posteriormente as psicólogas das Associações Goltz de Carvalho, Dra. Susana Pedro e Dra. Paula Fonseca da Cruz Vermelha Portuguesa, apresentaram aos alunos o seu trabalho na Rede Interinstitucional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica (RIAVVD) que ajuda no processo de acompanhamento das vítimas e filhos, apresentaram dados e falaram das casas abrigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto