Fumeiro do Mar ganha 2ª Edição do From-Start-to-Table na categoria Produtos Inovadores de Food & Beverage





O Fumeiro do Mar – peixe fumado sustentável foi o projeto vencedor da segunda edição do From-Start-to-Table, um programa de aceleração para empreendedores na área da restauração da Startup Lisboa, na categoria Produtos Inovadores de Food & Beverage. 

O projeto Fumeiro do Mar surgiu na Figueira da Foz pela mão da Margarida Medlam, bioquímica, e produz cavala fumada naturalmente, oferecendo ao mercado a possibilidade de diversificar o consumo de peixe, de forma sustentável, assumindo-se como uma alternativa ao consumo de outras espécies sobre consumidas, como por exemplo a sardinha. A ideia nasceu no âmbito de um curso de formação profissional do IEFP – Técnico de Aquicultura, seguindo-se a formação de Gestão de Projetos e Empreendedorismo do PROVI@ que culminou com um estágio na Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz que permitiu apresentar o produto desenvolvido à comunidade na FigueiraSea – Feira do Mar e da Sustentabilidade. 

A reação do publico à cavala fumada foi esmagadoramente positiva, este foi o sinal que a Margarida precisava para avançar com o projeto. Além deste prémio, este projeto ganhou o Concurso de Ideias da Agriempreende em junho 2019 e o Prémio Food Fab Lab na categoria de Inovação, dinamizado pelo Tagusvalley em Outubro 2019. 

O Fumeiro do Mar adapta as técnicas do fumeiro tradicional à fumagem do peixe, utilizando madeira de origem sustentável, aproveitada do fabrico de pipas de carvalho, das limpezas das matas e da poda das fruteiras. Cavala e fataça fumada, enchidos de peixe fumados, ovas, algas e sal fumado são alguns dos produtos do Fumeiro do Mar.

Publicar um comentário

0 Comentários