Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

6 de novembro de 2019

Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho | Workshops







De 16 a 24 de novembro, o Município de Montemor-o-Velho vai promover a iniciativa “Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho”, direcionada para os atores das diversas estruturas associativas do concelho.
A iniciativa, com a coordenação pedagógica e logística do CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho e da Casa do Povo de Abrunheira, vai proporcionar aos participantes workshops de iluminação, voz e criação teatral, sendo que, no dia 24 de novembro vai decorrer a apresentação pública dos resultados.
A criação de um projeto teatral comum, dotar os atores amadores com mais competências, potenciar a autoestima dos grupos e incentivar a criação de um espírito mais colaborativo entre os atores e as diversas estruturas concelhias são alguns dos objetivos do “Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho”.
Vão participar na iniciativa, o CITEC, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira, o Centro Beira Mondego, o Grupo Cénico e Amador da Portela, a Casa do Povo de Abrunheira, a Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira e Centro de Recreio Popular de Formoselha.
Cronograma das ações | Casa do Povo de Abrunheira
16 e 17 de novembro de 2019 | Workshop 1 [Iluminação] | 8 horas
Workshop 2 [Voz] | 8 horas
23 e 24 de novembro de 2019 | Casa do Povo de Abrunheira
Workshop 3 [Criação Teatral] | 8 horas
Workshop 3 [Criação Teatral] | 8 horas
24 de novembro de 2019 | Casa do Povo de Abrunheira
Apresentação pública dos resultados

Informação Complementar:
Workshop 1 [Iluminação]
Este workshop terá como objetivos a iluminação do palco e a qualidades de luz manipuláveis para concretizar os mesmos. Depois haverá uma introdução ao equipamento de luz (projetores, lâmpadas, etc.) e aos equipamentos de controlo (mesas, dimmers; protocolo DMX).
O seu responsável, Jonathan Azevedo, tem licenciatura na área e experiência de ensino, tendo sido o responsável pelo desenho de luz de muitas produções teatrais em várias companhias, como por exemplo Casa da Esquina e o Teatrão.
Workshop 2 [Voz]
A voz é um dos principais veículos de comunicação entre seres humanos. Para qualquer indivíduo que utilize a sua voz como instrumento de trabalho, a relevância deste elemento é ainda maior. A utilização que os atores fazem da sua voz nem sempre é a mais correta, propiciando o aparecimento de problemas patológicos, muitas vezes evitáveis através de uma utilização saudável e consciente dos aparelhos respiratório e fonador. Por outro lado, a compreensão do que se diz é primordial num tipo de ação em que a mensagem tem que chegar ao público de forma clara e inequívoca, além de flexível, cativante e expressiva.
Assim, o trabalho da articulação e projeção torna-se imprescindível para que qualquer ator ou queira exercer com qualidade a sua ação.
Neste workshop pretende-se, essencialmente, chamar a atenção para as inúmeras questões ligadas à voz, à sua utilização e à prática de hábitos vocais saudáveis e permitir que, de forma orientada, os participantes possam experimentar novas formas de se expressarem através deste meio de comunicação.
Será orientado por Cristina Faria, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) desde 1989, onde tem lecionado diversas unidades curriculares nas áreas da Teoria, Prática e Didática Musical, Prática Vocal para Teatro e Comunicação Social, Música e Gerontologia e Conceção de Projetos de Artes e Música Comunitária, sendo responsável pela orientação de estágios neste domínio. Foi Diretora da licenciatura de Teatro e Educação entre 2013 e 2017. Formadora em “Didática da Expressão e Educação Musical” e em “Boas Práticas na Utilização da Voz para professores, comunicadores e atores”. Autora e diretora musical em várias peças de Teatro.
Workshop 3 [Criação Teatral]
Pretende aprofundar a relação com o teatro, a criatividade e a capacidade de expressão, a partir dos fundamentos da linguagem teatral. Serão induzidos a participar em vários jogos dramáticos, partindo do corpo, da voz, do espaço, de objetos, da linguagem verbal e não-verbal, integrados numa dinâmica de grupo. Culminará numa pequena apresentação final aberta ao público. Na preparação do exercício final serão abordados a interpretação e o trabalho de ator, bem como serão realizados jogos teatrais conducentes ao objetivo definido pelo grupo.
Será coordenado por Deolindo Pessoa, que criou e encenou espetáculos no CITEC, TEUC, Caixa Mágica, Os Bonifrates e O Teatrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto