Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

23 de novembro de 2019

Apresentação do relatório do projeto “O Ciclismo vai à Escola” e do Clube de Ciclismo Alves Barbosa






O Município a Figueira da Foz, promoveu, ao final da manhã da passada quinta- feira, 21 de novembro, na EB2/3 Pintor Mário Augusto, a apresentação do relatório do projeto “O Ciclismo vai à Escola” e o novo Clube de Ciclismo “Alves Barbosa”, na qual marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, a vereadora do desporto, Mafalda Azenha, o diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, Maomed Cabrá, Rosa e Guilherme Barbosa - viúva e filho de Alves Barbosa-, e os alunos da turma do 6º A. O presidente da Câmara destacou a importância do projeto, que promove não só a prática desportiva, mas também a consciencialização ambiental e a mobilidade suave. Carlos Monteiro deu nota que, a curto prazo, o Município irá «colocar na rua, na cidade» 60 bicicletas, 30% das quais elétricas, para uso de visitantes e munícipes. Referiu ainda, que no próximo ano irão ser atribuídos 250€ a cada agrupamento, destinados à manutenção das bicicletas afetas ao projeto, e que irão ser adquiridas bicicletas de 2 lugares e triciclos, por forma a que crianças com dificuldades motoras possam integrar o projeto e desta forma «todos os alunos desenvolvam as suas capacidades». O autarca aproveitou a oportunidade para entregar uma medalha da Figueira da Foz ao diretor do Agrupamento, Maomed Cabrá, assinalando assim a primeira visita de um presidente de Câmara da Figueira da Foz à EB2/3 Pintor Mário Augusto, uma escola que, segundo o diretor «vive alguma interioridade, mas que está bem». A propósito do Clube de Ciclismo, criado no Agrupamento de Escolas Figueira Norte, no âmbito do projeto “O Ciclismo vai à Escola”, o qual funciona na EB2/3 Pintor Mário Augusto, que conta com cerca de 50 alunos, e o qual ostenta o nome de Alves Barbosa, Carlos Monteiro referiu: «Temos a obrigação de honrar, perpetuar a memória de um atleta ímpar, de um campeão, cuja vida pode e deve servir de exemplo». «Se o meu marido fosse vivo iria gostar muito deste projeto», salientou Rosa Barbosa, acrescentando ainda que, mesmo numa fase da vida em que já se encontrava doente, Alves Barbosa nunca deixou de andar de bicicleta, pois para ele uma «manhã de bicicleta era uma semana de saúde». Visivelmente emocionada, Rosa Barbosa, leu às presentes palavras da antiga glória do ciclismo nacional: «Já começo a sonhar com novos projetos, com um ciclismo português maior e melhor», que na sua opinião, espelham o sonho que Alves Barbosa tinha e que «aqui se está a concretizar», salientou. Por sua vez, a vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, enfatizou a importância da prática do exercício físico, destacou as iniciativas já levadas a cabo no âmbito do projeto, que «está a ser um sucesso e a trilhar o seu caminho», e referenciou como seu «expoente máximo», a criação do Clube Ciclismo Alves Barbosa. «Este projeto tem instrumentos que são para aproveitar, e que fazem as crianças crescer e ter uma vida feliz e saudável», referiu Mafalda Azenha.


Os números do Projeto “O Ciclismo vai à Escola”


O Projeto “O Ciclismo vai à Escola” insere-se numa cultura de formação e investimento virado para a mobilidade suave, e tem vindo a ser desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas do Concelho, no âmbito do protocolo de cooperação «Ciclismo Para Todos», assinado em fevereiro de 2018, e que criou uma parceria entre o Município, a Federação Portuguesa de Ciclismo e os agrupamentos de escolas Figueira Mar, Figueira Norte, do Paião e da Zona Urbana da Figueira da Foz. Por forma a implementar o projeto, no qual participaram, no ano letivo 2018/2019, cerca de 600 alunos distribuídos pelos quatro agrupamentos de escolas, o Município da Figueira da Foz assegurou a aquisição dos recursos materiais e humanos (estacionamento para bicicletas, bicicletas, capacetes, consumíveis, ferramentas), assim como o desenvolvimento de atividades formativas, para alunos e professores - um investimento de 7.313,00 €.

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto