Sessões de esclarecimento sobre “Defesa do Consumidor” na Escola Bernardino Machado






No dia 17 de Outubro, a Escola Bernardino Machado teve honra de receber Mário Frota, presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumo (APDC), o qual proferiu três palestras no âmbito da temática «Defesa do Consumidor», nas turmas 7.ºD, 10.ºB e 10.ºC. 

Estas acções de esclarecimento procuraram sensibilizar os jovens para as questões relacionadas com a defesa dos seus direitos enquanto consumidores, nomeadamente a possibilidade de defesa contra os abusos das empresas prestadoras de serviços bem como para a necessidade de desenvolverem o espírito crítico e analítico numa sociedade em que as práticas comerciais desleais, ilegais e a publicidade enganosa invadem o seu dia a dia. 

Os alunos mostraram-se extremamente interessados nos assuntos abordados que versaram temas como publicidade, marketing, compras online, promoções, legislação de protecção ao consumidor e reguladora de vendas. A pertinência e actualidade dos assuntos tratados, assim como a linguagem acessível do palestrante, ilustrando com situações da vida real e apelando por vezes a ditados populares, cativou e motivou a participação dos presentes que, sempre que solicitados, testemunhavam e/ou solicitavam esclarecimentos, como consumidores. 

Paralelamente a acção procurou despertar nos jovens o seu sentido crítico e a necessidade de serem cidadãos informados para que sejam capazes de agir, intervir, e assim, evitar práticas abusivas por parte dos fornecedores de produtos ou serviços que atentem contra os seus direitos. 

Publicar um comentário

0 Comentários