Foz ao Minuto

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

17 de setembro de 2019

Apresentação do Caderno Municipal 53 " A Visita Real de 1882"






Em setembro de 2018 o Município realizou os II Encontros de Cultura e Património da Figueira da Foz, sob o tema «A Visita Real de 1882», na qual suas majestades o rei D. Luís I e a rainha D. Maria Pia de Sabóia, procederam à inauguração da Linha da Beira Alta, a 3 de agosto de 1882. Com o propósito de divulgar os conteúdos apresentados nestes encontros, por investigadores de renome, bem como de investigadores que submeteram artigos para publicação, apresenta-se agora a sua compilação no caderno municipal nº 53 - «II Encontros de Cultura e Património da Figueira da Foz - A Visita Real de 1882», o qual será apresentado, esta sexta-feira, 20 de setembro, pelas 21h30, na Casa do Paço, pela Professora Doutora Irene Vaquinhas, da Universidade de Coimbra. A escolha da Casa do Paço e do dia 20 de setembro para esta apresentação não foi aleatória. O edifício e a data estão carregados de simbolismo para a história da Figueira da Foz. Foi na Casa do Paço que D. Luís I anunciou a intenção de elevar a Figueira da Foz à categoria de cidade em 1882, o que veio a acontecer através da publicação em decreto de 20 de setembro. 




 A apresentação deste Caderno Municipal contará também com a presença da Sociedade Filarmónica Figueirense, a qual resgatou dos seus arquivos as partituras de «A Inauguração – Grande Marcha Triumphal», dedicada aos Exmos. Directores da Companhia do Caminho de Ferro da Beira Alta, composta por José Augusto Ferreira da Silva e interpretada a 3 de agosto de 1882. 3 Tal como no colóquio de 2018, o grupo de teatro amador "As Personagens" irá também marcar presença e protagonizar diversos apontamentos históricos ao longo da noite, que terminará com um brinde à cidade da Figueira da Foz. O evento conta com o apoio da Quinta da Fonte e da SIT- Sociedade Instrução Tavaredense.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto