Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

9 de junho de 2019

Hoje é Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas





Celebra-se hoje o feriado de dia 10 de junho em Portugal, uma data que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Uma data que presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580. 

Este é considerado também o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Durante o  Estado Novo o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses". Após a revolução do 25 de abril de 1974, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas. Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

As celebrações do Dia de Portugal começaram ontem em Portalegre, seguindo-se hoje em Cabo Verde. Os condecorados deste ano de 2019 serão os seguintes: 

«Luís Morazzo (a título póstumo, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique) - Nasceu no Mindelo em 1927 e foi pioneiro caminho da formação, ensino e desenvolvimento das profissões ligadas à eletrónica e telecomunicações em Portugal, no início dos anos cinquenta do século passado. Coronel da Força Aérea, engenheiro de formação. José Baptista de Sousa (a título póstumo, comendador da Ordem do Mérito) - Português e cirurgião do Exército, com o posto de coronel, marcou profundamente com a sua ação a sociedade cabo-verdiana. O hospital da ilha de S. Vicente tem o seu nome. Custódio Ferreira de Campos (comendador da Ordem do Infante D. Henrique) - Padre, é um dos portugueses que há mais décadas reside em Cabo Verde, sendo muito estimado pelo seu trabalho de assistência aos mais desfavorecidos. Germano de Almeida - Escritor cabo-verdiano. João Branco - encenador português, fundador do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português e do Festival Internacional de Teatro Mindelact».

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI
Copyright © Foz ao Minuto