Na Escola Infante D. Pedro foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O intuito da criação deste dia era alertar e consciencializar a sociedade para os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.
Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado ao redor de um tema, que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. Quase 50 anos depois a ONU, na sua vertente ambiental, promove, em 2019, várias iniciativas ao redor do “Combate a Poluição do ar”. Assim, lançou um site especial para chamar a atenção deste problema, que nos afeta a todos nós, e que “recomenda ações urgentes e imediatas”.
Neste sentido, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 2º ciclo, em parceria com os alunos do 8.ºB e 9.ºC, (com o quais trocaram experiências e adquiriram novas aprendizagens), participaram na plantação de 12 árvores no espaço verde da escola. Nesta atividade tiveram a oportunidade de trabalhar conteúdos de várias áreas do saber, nomeadamente de Matemática, Educação Física e Ciências Naturais.
Os objetivos desta atividade foram: sensibilizar a comunidade escolar para ações positivas de proteção e preservação do ambiente; alertar para as florestas como um recurso natural no combate à mudança climática e à poluição do ar e despertar consciências para a necessidade de salvar o ambiente.
Todos os alunos participaram de forma ativa e com muita alegria; demonstraram o gosto pela sua escola, pelo espaço envolvente e despertaram para a necessidade de cuidarem deste espaço verde. Estabeleceram contacto com árvores das quais desconheciam o seu nome, tais como, medronheiro, carvalho alvarinho, freixo, carvalho carrasquinho. Ao abrirem as covas “cruzaram-se” com animais que desempenham um papel muito importante na manutenção do solo, como, minhocas e uma cobra-de-pernas-tridáctila.
Esta atividade realizou-se com a colaboração de Glória Pinto, da Universidade de Aveiro e responsável pelo projeto “Renascer”, que, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, nos facultaram árvores do Horto da CMFF, que já tinham sido semeadas por antigos alunos da nossa escola, numa atividade do Dia Mundial da Árvore.
0 Comentários