Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

9 de junho de 2019

Crónica de Tiago Ferreira: «A caminho da reta final»




Crónica da autoria de Tiago Ferreira

A caminho da reta final



Faltando, aproximadamente, quatro meses para as eleições legislativas é mais do que evidente, para o senso comum, que o Partido Socialista irá ganhar esse ato eleitoral. Apesar de ninguém colocar em causa essa vitória, existem algumas questões que se devem colocar.

Em primeiro lugar, é relevante saber que tipo de vitória terá o PS: maioria absoluta ou maioria relativa. É impossível avançar com um prognóstico. Se o número de votantes, se mantiver igual ao das eleições europeias, podemos ter um PS com uma maioria absoluta na casa do 35%/36% dos votos, o que de resto seria uma anormalidade na vida política portuguesa. Para se ter uma noção o PPD/PSD em 1987, sob a liderança de Cavaco Silva, alcançou a sua primeira maioria absoluta tendo 50% dos votos. Obviamente que tudo dependerá da taxa de abstenção. Mas uma coisa é certa, nunca foi tão fácil ter uma maioria absoluta!!!

Por outro lado, uma maioria relativa, por diversas razões, seria o resultado menos desejado pelos socialistas. Primeiro, porque iria obrigar à manutenção de diálogo com as forças parlamentares à esquerda ou à direita. Segundo porque teria que ceder em matérias nevrálgicas da governação, como por exemplo: orçamentos de estado. Outra questão inquietante poderia passar por uma Geringonça II. Dentro dos partidos que fizeram parte da atual solução política, aquele que tem mais interesse em manter e até mesmo fazer parte de um Governo é o Bloco de Esquerda. 

Basta ver muitas das declarações de Catarina Martins e Mariana Mortágua para se verificar que os bloquistas estão sedentos por integrar um executivo. E quem sabe se o PAN não será o substituto do PCP nesta nova Geringonça. Obviamente que todos os prognósticos podem ser ultrapassados pelo resultado eleitoral de outubro. 



Todas as crónicas escritas neste espaço são da inteira responsabilidade do seu autor, assim como as ideias e pensamentos adjacentes da mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto