Exposição na Escola Bernardino Machado «Operação Overlord» ou «Dia-D» - A maior invasão naval da história militar




Operação Overlord» foi o nome de código atribuído à operação aliada de invasão militar da Normandia, também conhecida por «Dia D», que decorreu no dia 6 de junho de 1944 (no próximo mês de junho, celebra-se o seu 75º aniversário). 

No passado dia 9 de maio, a par da exposição referente à comemoração do «Dia da Europa», a Biblioteca Escolar da Escola Bernardino Machado inaugurou a exposição «Operação Overlord», que põe em evidência o importante acontecimento que terá mudado, em definitivo, o percurso da 2ª Guerra Mundial.

Para além da informação disponível em textos, imagens e pequenos vídeos, há a destacar a exposição de um conjunto de objetos que foram descobertos na região da Normandia. Contam-se entre os objetos expostos, designadamente um cantil das «U.S. Army», duas placas identificadoras de soldados - de um francês e de um alemão -, um cabo de uma faca da messe das tropas norte-americanas, uma jarra de cerâmica da propaganda nazi, balas e cartuchos de metralhadora, entre outros. 

 Estes artefactos foram  oferecidos ao Agrupamento de Escolas Figueira Mar, por Susana da Graça, uma ex-aluna da Escola Bernardino Machado, pós-graduada em Direito Fiscal (atualmente a trabalhar no Luxemburgo como alto quadro da multinacional «Amicorp»). 

Esta exposição estará patente ao público na Biblioteca Escolar da Escola Bernardino Machado, até final do terceiro período de aulas do corrente ano letivo.



Publicar um comentário

0 Comentários