Operação Overlord» foi o nome de código atribuído à operação aliada de invasão militar da Normandia, também conhecida por «Dia D», que decorreu no dia 6 de junho de 1944 (no próximo mês de junho, celebra-se o seu 75º aniversário).
No passado dia 9 de maio, a par da exposição referente à comemoração do «Dia da Europa», a Biblioteca Escolar da Escola Bernardino Machado inaugurou a exposição «Operação Overlord», que põe em evidência o importante acontecimento que terá mudado, em definitivo, o percurso da 2ª Guerra Mundial.
Para além da informação disponível em textos, imagens e pequenos vídeos, há a destacar a exposição de um conjunto de objetos que foram descobertos na região da Normandia. Contam-se entre os objetos expostos, designadamente um cantil das «U.S. Army», duas placas identificadoras de soldados - de um francês e de um alemão -, um cabo de uma faca da messe das tropas norte-americanas, uma jarra de cerâmica da propaganda nazi, balas e cartuchos de metralhadora, entre outros.
Estes artefactos foram oferecidos ao Agrupamento de Escolas Figueira Mar, por Susana da Graça, uma ex-aluna da Escola Bernardino Machado, pós-graduada em Direito Fiscal (atualmente a trabalhar no Luxemburgo como alto quadro da multinacional «Amicorp»).
0 Comentários