Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

31 de maio de 2019

Alunos do Agrupamento de Escolas Figueira Mar (4º ano) participaram no estudo internacional TIMSS 2019








Os alunos do 4.º ano, das turmas das escolas do Serrado e do Castelo (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) realizaram nos dias 16 e 23 de maio, respetivamente, o teste internacional “TIMSS 2019”. O TIMSS (Trends in Internacional Mathematics and Science Study) é um estudo realizado pelo IAE (Internacional Association for de Evaluation of Educational Achievement), que se realiza, desde 1995, de quatro em quatro anos, com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem. Mais de 60 países participam no TIMSS 2019. O centro Nacional do TIMSS 2019 em Portugal (i.e., a Equipa de Estudos Internacionais do IAVE, I.P.) selecionou cerca de dez mil alunos do 4.º ano de escolaridade, de uma amostra representativa de escolas de todo o país, entre as quais se encontra o Agrupamento de Escolas Figueira Mar. 

Neste Agrupamento foram selecionadas, aleatoriamente, duas turmas do 4.º ano de escolaridade, a turma da EB1 de Serrado para realizar o teste em suporte papel e a turma da EB1 de Castelo para realizar o teste em suporte digital. A aplicação dos testes às turmas referidas decorreu nos dias acima indicados, tendo os alunos da EB1 do Castelo realizado a prova na Escola Infante D. Pedro. Cada aluno respondeu a um teste que combina itens de matemática e de ciências. Os alunos responderam, ainda, a um questionário que recolhe informação de contexto que permite descrever situações e fatores que podem influenciar a aprendizagem em matemática e em ciências. Os pais/encarregados de educação e os professores dos alunos participantes bem como o diretor do Agrupamento responderam também a um questionário. Os resultados obtidos no estudo contribuem para a identificação das áreas e processos de ensino e aprendizagem que permitam melhorar o sistema educativo nacional, tendo por referência os sistemas educativos de outros países. 

A IAE destaca, ainda, a relevância que esta informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto