Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

20 de maio de 2019

A Escola Secundária Bernardino Machado e os Mistérios do Riba Côa







Nos passados dias 15,16 e 17 de Maio, alunos do oitavo ano e do décimo ano (Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde), da Escola Bernardino Machado, acompanhados pelas professoras Ana Rola e Sandra Rodrigues, participaram no intercâmbio escolar “Os Mistérios do Ribacôa”. 



Esta atividade, dinamizada pela plataforma Ciência Aberta, sediada em Barca D’Alva, em funcionamento há dois anos, tem como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais através da realização de atividades com escolas de outras zonas do país. 

 Durante três dias os alunos e professoras, em conjunto com outros “exploradores” da região (alunos e professores de diferentes escolas da região que ao longo de cada dia acompanharam os participantes deste intercâmbio) partiram à descoberta dos mistérios desta região. 

Nesta viagem, percorreram aldeias históricas, como Castelo Rodrigo, que lhes foram apresentadas por personagens de épocas longínquas, fizeram observações astronómicas no límpido céu noturno de Barca D’Alva, visitaram o museu e as gravuras rupestres em Foz Côa, percorreram o trilho do Biólogo na reserva natural Faia Brava para observação da vegetação local e respetiva fauna, como cavalos selvagens (garranos), pequenos roedores e os majestosos reis do céu, os abutres, grifos e águias. 

Realizaram ainda workshops, onde se “energizaram” recorrendo à construção de modelos de aerogeradores ou aprenderam a arte de elaborar artefactos do paleolítico.


Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI
Copyright © Foz ao Minuto