Decorreu no passado dia 14 Abril no Dojo 333 em Coimbra um Estágio Técnico de Ninjutsu Budo Tai Ryu dirigido pelo mestre Figueirense Hanshi Miguel Abreu 10ºDan, tendo como auxiliar o seu Sempai, Shihan João Mendes 7ºDan. A formação aberta a todos os estilos marciais contou com a presença de três dezenas de budokas em representação de vários Dojos a nível nacional. O Estágio técnico abordou trabalho de base de Ninjutsu da escola Budo Tai Ryu .
O estágio serviu também como homenagem ao Soke Jiro Saito, Grande Mestre da Escola Budo Tai Ryu, mestre falecido no passado ano de 2018. Como referiu Hanshi Miguel Abreu, “ Soke Jiro Saito era um Grande Mestre muito tradicional, pessoa de poucas falas. Era totalmente contra a competição nas artes marciais; dizia " se fazes competição fazes desporto, não estás a praticar artes marciais". Miguel Abreu director do Budo Tai Ryu Dojo Portugal relatou um pouco a história da vida de Jiro Saito e a sua filosofia marcial, bem como sobre como eram os momentos de prática com este Grande Mestre.
Hanshi Miguel Abreu agradeceu mais uma vez ao Mestre Nuno Inácio e ao Dojo 333 (Custom Club Coimbra) pela magnífica forma como nos recebem, “mais um excelente convívio em família” referiu o Sensei, tendo também agradecido a presença de todos os participantes. Referindo que sentiu que todos os presentes têm as artes marciais no coração, porque de entre muitos praticantes só aqueles que amam o que fazem, trocam um dia inteiro de domingo de descanso, por um dia de treino duro no Dojo.
Em palavras de Sensei Miguel Abreu, “ quem sabe se o marcar o treino num domingo o dia inteiro, não foi propositadamente e serviu como um teste aos meus discípulos. Quem sabe…” deixou o Sensei a ideia no ar.
O estágio terminou com a entrega de certificados de participação a todos os presentes e do Diploma de 3ºDan em Ninjutsu ao Mestre Nuno Inácio. Sendo o objectivo deste seminário que a escola do Soke Jiro Saito continue a ser transmitida às próximas gerações, mantendo os mesmos valores e filosofia.
0 Comentários