Foz ao Minuto

19 de março de 2019

Montemor-o-Velho: Enchente no Festival do Arroz e da Lampreia


No primeiro fim de semana da 17ª edição do certame dedicado aos sabores do campo e do rio a forte afluência de público foi uma constante. O Festival do Arroz e da Lampreia recebeu um banho de multidão que comprovou a excelência dos produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura do concelho de Montemor-o-Velho e da região do Baixo Mondego.


A doce maratona de 12 horas de arroz doce non stop juntou 30 voluntárias e voluntários na preparação de dezenas de quilos da sobremesa de todos nós e mostraram que o segredo é mesmo o amor que se dedica a cada volta da colher de pau; a emissão, a partir de Montemor-o-Velho, entre as 11h e as 20h, do programa Aqui Portugal, da RTP; ou o arroz de lampreia preparado por Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, que, na pele de um chef improvável, reuniu muitos convivas para um almoço solidário foram alguns dos momentos que marcaram o arranque do Festival do Arroz e da Lampreia.
Na tenda do festival, a música, o folclore, a etnografia, a dança, a gastronomia e a doçaria foram alguns dos ingredientes que fizeram as delícias dos visitantes, não faltando também a Morlândia, um espaço de brincadeira e descoberta que continua, ano após ano, a surpreender as crianças, ou a cozinha ao vivo  que desvenda alguns dos segredos culinários guardados pelas tasquinhas participantes no certame gastronómico. O arroz outonal, com cogumelos, e os bolos de arroz foram as propostas apresentadas pelo Centro Beira Mondego - Santo Varão.
Durante a semana, o elogio à gastronomia do concelho e da região vai continuar. Entre segunda e quinta-feira, cada tasquinha assegura a preparação dos almoços e dos jantares.
Assim, no dia 18 a Casa do Povo de Abrunheira é a responsável pela preparação das iguarias, seguindo-se, no dia 19, a Casa do Povo de Arazede, no dia 20 o Centro Beira Mondego – Santo Varão, e no dia 21 o Grupo Folclórico da Ereira. Na sexta, sábado e domingo, todas as tasquinhas vão estar a funcionar.A entrada no Festival do Arroz e da Lampreia é gratuita.

Informação complementar:

18 março | Casa do Povo de Abrunheira | Para mais informações ou reservas, ligue 932 218 734 (José Carvalho); Marco Contente (936 557 722).
19 março | Casa do Povo de Arazede | Para mais informações ou reservas, ligue 963 213 740 (Filipa Barreira); 967 788 606 (Sandra Ângela).
20 março | Centro Beira Mondego – Santo Varão | Para mais informações ou reservas, ligue 967 959 510 (Rosa Simões); 914 205 587 (Fernando Cavaco).
21 março | Grupo Folclórico da Ereira | Para mais informações ou reservas, ligue 966 732 443 (Fernando Curto).

Às sextas, sábados e domingos todas as tasquinhas estão abertas.

Horário do Festival

2ª a 5ª | 12h/ 00h
6ª | 12h/02h
Sábado | 12h/02h
Domingo | 12h/00h
Secretariado do Festival | 935 013 364

1 comentário:

  1. Não gosto, nem apreciadora , de arroz de Cobra Mas espero, comer um bom arroz doce

    ResponderEliminar

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto