«Hoje Leitor, Amanhã Leitor», no Agrupamento de Escolas Figueira Mar


No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, que decorreu entre 11 e 15 de março, foram realizadas, em todas as escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Figueira Mar, diversas atividades centradas na leitura. Assim, neste contexto, a equipa da Biblioteca Escolar solicitou o contributo e a participação de todos na festa da leitura, subordinada ao tema «Hoje leitor, amanhã leitor». 



Ao longo da semana da leitura, decorreu, nas salas de aula de todos os seis estabelecimentos escolares do Agrupamento, a atividade, «Uma leitura por dia», tendo-se procedido, em cada dia da semana, à leitura de um texto selecionado pela equipa da BE. Na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado e na Escola Infante D. Pedro houve também «Maratonas de Leitura». Todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos e do Secundário estiveram presentes na biblioteca da sua escola para fazerem e ouvirem leituras feitas por elementos da comunidade escolar: encarregados de educação, professores, antigos professores da escola, funcionários e elementos do grupo de teatro Páteo das Galinhas. Agradecemos a participação generosa de todos os que prontamente aceitaram este desafio, cultivando o gosto pela leitura e contribuindo para a formação de mais leitores. Na Escola Infante D. Pedro, no dia da abertura das sessões de leitura na biblioteca escolar, houve momentos musicais com a participação de alunos do 5.º e 6,º anos, que tocaram várias composições na flauta com a orientação da professora de música, Fernanda Isabel Rovira, criando um momento agradável e tranquilizador, propício às leituras que se seguiram. Houve igualmente a colaboração dos alunos do Clube de Rádio a animar a leitura com composições ao piano da autoria do aluno que é coordenador do clube, Isaac Fernandes, acompanhado à viola pela professora Nélia Baptista, responsável pela orientação deste grupo. De referir, também, que aconteceram momentos de leitura em língua estrageira (Inglês), feitas por alunos do 5.º ano, da professora Fátima Figueira e a contribuição de um texto poético em francês declamado pela funcionária e encarregada de educação, Virgínia Costa. Na sequência destas leituras, uma aluna do Nepal, a frequentar a Escola Dr. Bernardino Machado, de Português Língua Não Materna, acompanhada e orientada pela professora Maria José Ladeiro, também contribuiu com a leitura de um pequeno texto. 



O grupo teatral Páteo das Galinhas apresentou uma leitura encenada da história “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, para as turmas do 1.º ciclo, no dia 13 de março, e para duas turmas do 2.º. ciclo, no dia 14 de março. Este grupo realizará duas sessões na próxima semana, dia 20 de março, para os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica do Castelo. Na Escola Secundária Bernardino Machado houve também momentos musicais, coordenados pela professora Nélia Baptista, e contou-se com a participação da Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da escola e com o Páteo das Galinhas, para dinamização de momentos de leitura expressiva verdadeiramente marcantes.

Enviar um comentário

0 Comentários