Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

1 de março de 2019

Ex-aluna Glória Pereira dinamiza Projeto Engenheiras por um dia na Escola Joaquim de Carvalho



Na passada quinta-feira , dia 21 de fevereiro, a Escola Joaquim de Carvalho recebeu a ex-aluna Glória de Sá Pereira, que acedeu ao convite para dinamizar uma Palestra no âmbito do Projeto “Engenheiras por um Dia”. 



A antiga Presidente da Associação de Estudantes da escola ingressou no Instituto Superior Técnico em 2014 e frequenta atualmente o 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. Ainda no secundário, participou nas Olimpíadas de Física e no Projeto Quark. Em 2017-2018 participou no Projeto Erasmus + na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris. No verão de 2018 foi selecionada para um estágio no CERN em Genebra.  Nesta palestra, partilhou com três turmas do 10º ano da área de Ciências e Tecnologias a sua experiência enquanto rapariga num curso superior maioritariamente frequentado por rapazes. Relatou a sua chegada à universidade e como se sentiu ao ser integrada numa turma de 31 alunos, com apenas 3 raparigas, dando exemplos de algumas situações desconfortáveis decorrentes deste facto. Deu ainda informações relevantes sobre a vida universitária. Foram muitas as perguntas colocadas pelos alunos e alunas presentes nesta sessão e que se prenderam com as disciplinas do curso, as saídas profissionais, o sistema de avaliação, o comportamento adequado nas aulas, a postura dos professores universitários e o número de horas de estudo necessárias. Foi ainda mencionado que, ao contrário do que acontece no secundário, não se é conhecido pelo nome, mas sim por um número, pois num anfiteatro chegam a estar 300 estudantes. Apesar disso, os professores possuem horas para esclarecer eventuais dúvidas dos alunos. A ex-aluna Glória apresentou ainda o seu tema de mestrado, neutrinos, num vídeo intitulado “The impact of eletric field distortion on CP-violation studies”. Tratou-se de um momento bastante esclarecedor e enriquecedor, baseado na partilha de experiências e na desconstrução de estereótipos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © Foz ao Minuto