No dia 21 de Fevereiro, as alunas do 1.º ano de formação (10º ano), do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Bernardino Machado, tiveram a oportunidade de complementar e aprofundar os conhecimentos teóricos, abordados na disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, no âmbito da prevenção e controlo da infeção, nomeadamente a esterilização.
Assim, e guiadas pelo Enfermeiro Carlos Gomes, enfermeiro-chefe do serviço de esterilização do Hospital Distrital da Figueira da Foz, as alunas conheceram o percurso efetuado pelos dispositivos médicos, desde que entram (sujos) neste serviço e saem já lavados, desinfetados e esterilizados, prontos para serem enviados para os diferentes serviços do hospital.
Visitaram os diferentes espaços deste serviço tendo sido possível contactar de perto com as diferentes etapas do processo de esterilização, como o transporte de sujos, lavagem/desinfeção, empacotamento dos dispositivos médicos, esterilização, armazenamento e transporte de estéreis. Tomaram consciência da importância deste serviço, do qual dependem todos os outros e que funciona como os “bastidores” do palco de operações do hospital (blocos operatórios, ambulatório enfermarias, entre outros).
0 Comentários