Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

20 de dezembro de 2018

Projeto para a segunda fase do contrato interadministrativo “ARU do Cabedelo – Proteção e Reabilitação Costeira e Dunar”




O Município da Figueira da Foz apresentou na passada terça-feira, o projeto para a segunda fase do contrato interadministrativo “ARU do Cabedelo – Proteção e Reabilitação Costeira e Dunar", destinada à proteção da linha dunar, pessoas e bens ao que se segue a apresentação da respetiva candidatura. As obras têm um orçamento estimado de 2,3 milhões de euros, a executar num prazo de 12 meses, devendo ficar concluída em 2020.


A taxa de esforço dos 25% não comparticipados pela União Europeia é repartida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), equitativamente, tendo as obras um orçamento estimado em 2.3 milhões de euros. A parceria entre as duas entidades tem em conta os terrenos sob jurisdição portuária o que explica a colaboração da Administração do Porto da Figueira da Foz.
Esta intervenção pretende libertar a zona mais sensível entre molhes e ao longo da frente de mar, reforçando o cordão dunar da primeira duna. Serão construídos novos passadiços, e retiradas vias de circulação. O objetivo é garantir o conforto e a acessibilidade a todas as áreas mais significativas, integrando a população com acessibilidade e mobilidade condicionada.
Pimenta Machado, na qualidade de vice-presidente da APA, esteve presente na assinatura do protocolo, congratulando-se com o facto de nunca terem existido “tantos projetos da APA e da autarquia na Figueira da Foz como agora”.
O Presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, afirmou que esta intervenção “permite uma melhoria do espaço, tornando-o mais seguro para as pessoas e para os seus bens.”
Note-se que a primeira fase da intervenção do Cabedelo vai arrancar dentro de dias, concentrando a sua atuação na requalificação e infraestruturação da zona onde confluem rio e mar. A intervenção em curso irá ainda contemplar uma terceira fase, destinada à exploração económica, como meio de fomento de turismo e de aproveitamento dos recursos naturais para práticas diversas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI
Copyright © Foz ao Minuto