Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

8 de dezembro de 2018

Alunos das Escolas Bernardino Machado e Infante D.Pedro recordaram o martírio da Primeira Guerra Mundial



Os alunos do 9.º ano das Escolas Infante D. Pedro e Secundária Bernardino Machado, ambas do universo de escolas do Agrupamento Figueira Mar, assistiram, nos dias 26 de Novembro e 6 de Dezembro, a uma palestra dinamizada pelo Serviço Educativo do Museu Municipal da Figueira da Foz, sobre a Coleção de Armaria, pertencente ao espólio do Museu, com incidência nos materiais da Primeira Guerra Mundial.




Na referida ação foram exibidos capacetes, máscaras de gás, diferentes tipos de armas, sendo explicada a sua relevância em combate, nos diferentes cenários e na concretização das estratégias militares da Guerra de 1914-1918. Foi, ainda, realçada a presença do C.E.P. (Corpo Expedicionário Português) na 1.ª Grande Guerra Mundial.

Durante a palestra foi salientado o quanto é importante honrar a memória dos milhões de mortos e estropiados que foram vítimas desta Guerra. Sublinhou-se que o privilégio de vivermos hoje em paz no Mundo Ocidental se deve ao imenso sacrifício de milhões de pessoas que pereceram durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Os alunos foram sensibilizados para a importância de construir uma cultura de tolerância, solidariedade, diálogo, na qual deverá ser sempre privilegiada uma via de resolução negociada e pacífica de tensões entre indivíduos e entre Nações. Apelou-se à rejeição, individual e coletiva, da violência, sob todas as suas formas. Foi dada ênfase aos valores de liberdade, justiça, democracia, e respeito pelos direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI
Copyright © Foz ao Minuto