Pat R à conversa com os alunos da Bernardino Machado



No passado dia 5 de novembro, Pat R, nome artístico de Patrícia Ribeiro, apresentou, na Biblioteca da Escola Secundária Bernardino Machado, o seu mais recente projeto: «Os homens nunca saberão nada disto».



A ouvi-la atentamente estiveram, em duas sessões, alunos do 10º, 11º e 12º ano. Revelando ser uma excelente comunicadora, Pat R conseguiu prender, do início ao final de cada sessão, a atenção e o interesse de todos os presentes.

Os homens nunca saberão nada disto é uma história repleta de símbolos, música e referências visuais, havendo uma sinergia entre a literatura e as outras artes, com o objetivo de tornar a leitura uma experiência diferente. Assim, a obra é acompanhada por um livro de extras, onde é possível encontrar diferentes interpretações do universo de todas as personagens (feitas por artistas com estilos muito ecléticos), a recriação de fotografias e quadros presentes na história e um CD que pretende reproduzir um LP que o protagonista lançou em 1969.


No final da apresentação, em diálogo com a autora, os alunos puderam colocar as suas questões, esclarecer as dúvidas e satisfazer a sua curiosidade acerca não só do projeto apresentado, como também dos meandros do trabalho como escritor em Portugal assim como do processo de escrita.

Patrícia Ribeiro enfatizou sobretudo o facto de acreditar que qualquer pessoa pode, com trabalho e persistência, alcançar o que desejar. Sendo a promoção da leitura o objetivo principal da vinda da escritora, pode seguramente afirmar-se que tal desiderato foi plenamente atingido.





Publicar um comentário

0 Comentários