Maiorca recebeu Festa do Senhor da Paciência

Fotografia de José Guerra




No último fim de semana, nos dias 17 e 18 de Novembro, realizou se a Festa do Divino Senhor da Paciência, em Maiorca, com a presença de milhares de pessoas, nas duas Procissões, no sábado foi se buscar a Imagem do Divino Senhor da Paciência da sua capela situada nas Cruzes para a Igreja Matriz de Maiorca, e domingo realizou-se a procissão pelas ruas principais da Vila. 



A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII, a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro. A capela nas Cruzes, em sua honra só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo, em 1712 era administrada pelo pároco e em 1723 era considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca, que era um vigaria e em 1825, a capela sofreu obras de remodelação, e passou a ter o aspeto que ainda hoje conserva.

Esta festividade tem a particularidade se ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana, as suas três procissões noturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas, muitas pessoas vão de rastos e de joelhos; e dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas. A próprias composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões, só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é “ Os Passos
do Senhor da Paciência”, uma vez que foram compostas à muitos anos, para serem executadas exclusivamente nestas festividades.


Com as receitas da festa irão ser feitos melhoramentos na capela do Senhor da Paciência. 

No próximo domingo dia 25, cumpri – se a última etapa, com a celebração da missa pelas 16 horas, que será seguida pela terceira e última procissão que levará de volta à sua capela nas Cruzes a Imagem do Divino Senhor da Paciência .



Publicar um comentário

0 Comentários