AEFN homenageia Alves Barbosa


O AEFN decidiu propor o nome de Alves Barbosa para o Clube de Ciclismo que funciona na PMA numa parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Ciclismo. Com este propósito os professores Edgar Pereira e Fonseca Antunes, em representação do Agrupamento, visitaram a viúva de Alves Barbosa, a Dr.ª Rosa Barbosa, que manifestou grande entusiasmo pela iniciativa e que lhes deu a conhecer algum do espólio do desportista de elite que foi Alves Barbosa: medalhas e troféus, recortes de jornais, artigos técnicos, alguns de sua autoria, e muitos livros dedicados ao ciclismo.


Alves Barbosa, ciclista de renome nacional e internacional, nasceu em Vila Verde a 24 e dezembro de 1931 e faleceu a 29 de setembro deste ano. A sua carreira desportiva decorreu entre 1949 e 1962 representando cubes em Portugal, França e Espanha. Venceu três vezes a Volta a Portugal, foi três vezes campeão nacional de fundo, cinco vezes campeão nacional de velocidade e uma vez campeão nacional de ciclo-cross. Participou quatro vezes na Volta à França e três na Volta à Espanha. Foi treinador de ciclismo, diretor técnico nacional e comentador desportivo na rádio, televisão e jornais. Exerceu funções na Direção Geral dos Desportos, tendo elaborado vários documentos técnicos.

Num gesto de generosidade Rosa Barbosa disponibilizou um desenho elaborado por Alves Barbosa, que será o logotipo identificativo do Clube de Ciclismo Alves Barbosa do AEFN.

Publicar um comentário

0 Comentários