Figueira da Foz recebe II Encontros de Cultura e Património


O Município da Figueira da Foz pela Divisão de Cultura, junta-se à iniciativa de sinalizar o Ano Europeu do Património Cultural 2018 e as Jornadas Europeias do Património, promovendo o II Encontros de Cultura e Património da Figueira da Foz focando a visita real de 1882, por ocasião da inauguração da linha de caminho de ferro da Beira Alta.



Enquadrado no contexto político, social e gastronómico do final do século XIX, contamos com académicos, investigadores e especialistas deste período que lançam e propiciam uma visão multi e interdisciplinar sobre os aspetos marcantes deste acontecimento em Portugal, em particular no território figueirense. As suas análises permitem uma melhor compreensão dos efeitos resultantes, em termos socioculturais e políticos, da abertura da Linha da Beira Alta e da participação da família real na sua inauguração, partindo de uma revisitação das áreas temáticas estruturantes.

São as memórias desse evento que se pretende abordar neste evento a partir da mais variada documentação existente, contribuindo para a compreensão do presente, resgatando o passado. O encontro é pautado por momentos de recriação dramática e musicais e encerra com um jantar evocativo com base no menu apresentado à família real a 3 de agosto de 1882.

O acesso ao evento é gratuito, mediante inscrição obrigatória visando atrair a participação de investigadores, estudantes, professores e a comunidade. O jantar é aberto ao público, com pagamento de uma inscrição. Durante o evento, os participantes terão acesso a uma seleção de bibliografia relacionada com a temática gastronomia e sociabilidade, estando esta disponível para compra.

Publicar um comentário

0 Comentários