Montemor-o-Velho: Centro de Artes do Papel voltou a proporcionar uma viagem “Da Folha ao Livro”





De 6 a 12 de Agosto, em Montemor-o-Velho, o Centro de Artes do Papel, em parceria com a associação espanhola HispanizArte, levou a efeito o 2º Curso Internacional “Da Folha ao Livro”.

Sete alunos oriundos de Espanha tiveram a oportunidade de realizar uma maravilhosa viagem ao mundo do papel artesanal e da encadernação sob a orientação dos professores, Jorge Valente (Centro de Artes do Papel) e Julio Lira e Elena Perulero (Hispanizarte, Espanha).


De acordo com Jorge Valente, responsável pelo Centro de Artes do Papel, “esta é uma iniciativa que se insere numa estratégia de desenvolvimento de projetos de turismo criativo onde se pretende aliar a possibilidade de aquisição de conhecimentos em diversas artes do papel e a sua exploração criativa com o usufruto do melhor que Montemor-o-Velho pode oferecer, as suas gentes, a paisagem, a gastronomia, o património”.
“Esta segunda edição decorreu da melhor forma possível, tendo os participantes mostrado grande satisfação pela forma como foram acolhidos, pela forma como decorreu a formação e também pela qualidade da gastronomia local. O interesse demonstrado abre caminho para uma terceira edição do curso”, reforçou.
Conhecer a história do papel, as diferentes matérias-primas, os diferentes métodos de produção artesanal, as ferramentas e materiais de uma oficina de produção de papel, assim como aprender algumas técnicas de encadernação, foram alguns dos objetivos do 2º Curso Internacional “Da Folha ao Livro”.
A par da realização de visitas culturais a locais ligados às artes do papel ou de interesse relevante, a iniciativa foi também um espaço de criatividade, proporcionando aos participantes as ferramentas conceptuais e técnicas para imaginar e realizar um livro em suporte de papel.

Publicar um comentário

0 Comentários