Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

FotografiaLDA

13 de agosto de 2018

Fim de semana de «Sal (a) gosto» leva um milhar de visitantes ao Núcleo Museológico do Sal



À semelhança de anos anteriores a Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz comemora, em Agosto, o aniversário do Núcleo Museológico dos Sal, com  um conjunto alargado e diversificado de iniciativas culturais ligadas ao salgado da Figueira da Foz.

No primeiro de dois fins de semana de comemorações do XI aniversário do Núcleo,  foram várias as sensações, emoções e experiências que o espaço museológico e a Salina Municipal do Corredor da Cobra proporcionaram às cerca de mil pessoas que por lá passaram.
A “festa” teve início na sexta-feira, 10 de Agosto, pelas 21h30, com a apresentação, pelo Teatro do Vestido, de “Pontes de Sal ou as Mãos Gretadas”, um trabalho de campo realizado pela companhia de teatro em apenas nove dias, e que servirá de base a uma criação a ser apresentada em 2019, naquele espaço cultural.

As comemorações continuaram no sábado, 11 de Agosto, com o início da iniciativa «Sal (a)gosto»,  que se prolongou no domingo. O evento reuniu,  no Núcleo do Sal,  produtores locais de sal artesanal e de produtos derivados, como cosméticos e produtos alimentares, artesãos ligados ao salgado, técnicos do MAREFOZ - que dinamizaram actividades lúdico científicas, pedagógicas relacionadas com o sal, muito procuradas por miúdos e graúdos - e  artistas plásticos associados da Magenta - Artistas pela Arte, que participaram,  na "Art Batle".  A escolha do vencedor da primeira Batalha de Arte da Magenta coube ao público,  e recaiu nas salineiras de Maria Raquel Almeida. O prémio foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, que aproveitou o ensejo para agradecer a todas as entidades e associações culturais que colaboram com o  Município na promoção de iniciativas como o « Sal (a) gosto», as quais são uma mais valia na promoção do salgado, não só enquanto território mas também enquanto património cultural imaterial que ajuda a construir a  identidade de um povo. 

A animação do «Sal (a) gosto» foi garantida, no sábado, pelo Grupo de Cantares "Viva Voz”, da Sociedade Filarmónica do Paião, pelo Rancho Folclórico Etnográfico de Lavos e pela Banda Filarmónica Carvalhense. No domingo actuaram os Grupos de Cantares “Cantares do Meu Canto", do Grupo Recreativo Cultural Carvalhense e "Sol e Vento", do Sport Clube de Lavos.

Os amantes dos passeios a pé e da natureza puderam participar nas Caminhadas "Rota do Cristal" e "Rota da Ilha da Morraceira”, dinamizadas por Carlos Santinho, e na Rota das Salinas, dinamizada pelo MAREFOZ.

Ao final da tarde de domingo teve lugar a entrega de prémios do Concurso " SOL a SAL", organizado pelo Laboratório MAREFOZ (MARE- UC), com o apoio do Município da Figueira da Foz, da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, da Direcção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e da SATIVA, que se fizeram representar ao mais alto nível. O evento  contou ainda com a presença, nos dois dias, da Presidente da Freguesia de Lavos.

O concurso  "SOL A SAL" teve como objectivos a valorização do produtor e método de produção de sal marinho, a valorização dos produtos diferenciados do salgado da Figueira da foz e incentivar a inovação no salgado da Figueira da Foz. Os prémios a concurso encontravam-se divididos em três categorias: Produtor, na qual foram premiados em 1º lugar ex-equo José Brito Jacinto, Maria de Lurdes Bertão, Nuno Amaro e Pedro Oliveira; Produto Diferenciado, atribuído pelo público durante os dias do evento e após degustação de todos os produtos a concurso. O vencedor desta categoria foi o “Chocolate com Salicórnia”  da Cáritas Diocesana de Coimbra- Centro de Nossa Sra. da Boa Viagem, já o vencedor do  prémio Inovação foi a Salgaflor (Pedro Oliveira), com o projeto de promoção Turística “Salt BreaK. O segundo lugar foi atribuído à Casa das Carnes do Ervedal  -  Cevadas, com o projeto “Uma pitada de oceano no chouriço de Quiaios”, que pretende promover a incorporação de algas marinhas na confecção do chouriço de Quiaios. Em terceiro lugar ficou mais um projeto da Salgaflor (Pedro Oliveira), “Plantas salgadas desidratadas”, um projeto que tem como objectivo a desidratação de plantas halófitas para comercialização.  

De salientar que o projeto vencedor na categoria Inovação teve direito a um vale de apoio técnico da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz e do Gabinete de Apoio ao Investidor do Município da Figueira a Foz, para implementação do projeto.

As comemorações do XI aniversário do Núcleo Museológico do Sal prosseguem no próximo fim de semana, com a estreia, dia 17 de Agosto, pelas 19h00, no Sport Clube de Lavos, do espectáculo de dança-teatro, da Rede Artéria,  "SAAL", da coreógrafa Filipa Francisco, que resulta de um processo de imersão na realidade local, com recolha de testemunhos de quem trabalhou e trabalha o sal e que junta artistas profissionais e amadores.

Dias 18 e 19 "SAAL" volta a palco e na manhã de domingo, dia 19, se as condições climatéricas o permitirem, realiza-se a Safra à Antiga, na qual participam antigas salineiras marnotos e todos quantos queiram vivenciar a experiência do árduo trabalho no salgado da Figueira da Foz.  



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto