Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

1 de agosto de 2018

Calor leva ARSC ativar planos de contingência e aconselhar as populações




CALOR


A ARSC (Administração Regional de Saúde do Centro) activa planos de contingência e aconselha as populações Tendo em atenção as temperaturas altas partir de hoje e durante os próximos dias, a ARSC, através do Departamento de Saúde Pública, activou os respectivos planos de contingência para o calor. 

Assim, para além das diversas medidas tomadas pelas várias instituições, chama-se a atenção para a necessidade da população adoptar um conjunto de procedimentos que, mantendo o conforto térmico e uma correta hidratação, previnam os efeitos do calor na saúde. 

Deve ser dada especial atenção às pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, nomeadamente às crianças, pessoas com mais de 65 anos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem actividade no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor. Devem em permanência, nestes dias em que as temperaturas vão aumentar, ser seguidas as recomendações para protecção dos efeitos negativos do calor: 



Devem em permanência, nestes dias em que as temperaturas vão aumentar, ser seguidas as recomendações da ARSC para protecção dos efeitos negativos do calor:

  • Manutenção do corpo hidratado e fresco com ingestão de líquidos;
  • Evitar a exposição solar, em especial entre as 11h00 e as 16h00;
  • Utilização de protector solar com factor superior a 30;
  • Usar vestuário adequado - peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, dado que estas reflectem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais;
  • Usar chapéu e óculos de sol;
  • Fazer um consumo responsável de bebidas alcoólicas;
  • Redobrar os cuidados em viagem: evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, particularmente de crianças e de idosos, sobretudo nos períodos de maior calor. Se não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas. Leve água suficiente ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, para a viagem. Sempre que possível viaje de noite.
  • Reduzir as actividades ao ar livre, em especial as que exijam esforço físico intenso, tais como desportos, durante os períodos em que as temperaturas estão mais elevadas (entre as 11h00 e as 16 horas);
  • Redobrar a atenção às crianças, idosos, doentes acamados e dependentes, oferecendo líquidos com frequência, como água e sumos naturais sem açúcar;
  • Redobrar a segurança balnear, incluindo prevenção de afogamento, e não tomar banho ou consumir água, mesmo que para se refrescar, proveniente de fontanários ou lagos decorativos.
  • Utilizar apenas água da rede pública ou água engarrafada;
  • Seguir as recomendações do INFARMED sobre a utilização e conservação de medicamentos;
  • Em caso de necessidade ligar para o SNS 24: 808 24 24 24

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto