Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

23 de julho de 2018

Seis municípios sentados à Mesa da Bairrada ao Mondego




A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova sentaram-se à “Mesa da Bairrada ao Mondego” para concorrer às “7 Maravilhas à Mesa”, concurso televisivo da RTP1.

Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas) são os sete patrimónios da Mesa da Bairrada ao Mondego que estão agora no grupo dos 49 pré-finalistas.

Na base da candidatura da AD ELO esteve o propósito de apresentar uma proposta gastronómica e patrimonial, reconhecida localmente e por quem nos visita, que representasse um território tão vasto, diverso e rico como o dos seis municípios que vão do litoral ao interior serrano. Os sete patrimónios a concurso resultam de uma selecção harmoniosa, traduzida numa experiência inesquecível de sabores, tradição e cultura.

Ao longo da costa regista-se a forma peculiar de confeccionar a sardinha na telha conferindo-lhe um toque de diferenciação que se traduz num gosto ímpar e apelo visual marcante. Tendo como fio condutor o Rio Mondego, observa-se a preparação do famoso arroz de lampreia ao longo dos municípios que acompanham o seu percurso. Nas planícies da Bairrada a proposta centra-se no afamado leitão acompanhado com os esplêndidos vinhos produzidos com castas de onde se destaca a nobre Baga.

Neste percurso pelo território destaca-se o Castelo de Montemor-o-Velho, a maior fortificação do Mondego e monumento nacional, e o conjunto de experiências em torno do Luso/Bussaco envolvendo a Mata Nacional, o Palace Real, o Museu Militar, a Via Sacra e Termas, aliando natureza e história. A candidatura resulta também de uma aposta na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de todos os municípios.

Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco.

Já é possível votar na Mesa da Bairrada ao Mondego através do número de telefone 760 10 70 15 – cujo custo da chamada é de 0,60€ + IVA. O processo de votação decorre até ao dia 5 de agosto, aquando da realização da gala pré-finalista em Viseu, com transmissão directa na RTP 1, a partir das 21 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto