Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

22 de junho de 2018

Marchas Populares abrem programa de animação cultural da Praia da Tocha



TOCHA


Cumprindo uma tradição de muitos anos, as marchas populares regressam à Praia da Tocha na noite de 22 de Junho, com o desfile em honra de S. João. Como habitualmente, o evento é mais uma vez promovido pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio, assinalando o início do programa de animação cultural organizado pela edilidade para a presente época balnear.



No total serão 587 marchantes organizados em oito marchas que vão representar simbolicamente as suas comunidades dos trajes e outros elementos ornamentais, bem como através de quadras alusivas a hábitos e costumes locais, sem esquecer as danças e coreografias que criam um ambiente festivo bem característico.

Os temas são variados e sugestivos e a ordem do desfile já está estabelecida, começando com O Mercado(Tocha), seguida de A Música (Murtede), Casa de Cantanhede Marialva (Cantanhede), Dias de Romaria(Vilamar), Luar de S. João (Febres), A Pedra (Portunhos), Banco dos Namorados (Arrôtas) e São Tomé (Ançã).

O itinerário das Marchas da Praia da Tocha começa na Rua Francisco Guímaro, às 21h30, e prolonga-se pela Avenida Dr. Silva Pereira, Rua dos Pescadores, Nossa Senhora da Tocha e Rua n.º 10, estando agendadas exibições no Largo da Fonte (Largo de São João) e no Largo da Festa de São João, locais onde normalmente se concentra o maior número de pessoas. 

Depois da Praia da Tocha, o grande desfile da cidade de Cantanhede está agendado para a noite de 30 de junho, também com início às 21h30, no qual vão participar também as marchas de Vilamar, Febres, Cantanhede, Ançã, Murtede, Portunhos, Tocha, Arrôtas e ainda a Marcha Infantil da Gira Sol, de Febres, que vai apresentar-se com o tema Pensar com o Coração.

A realização das marchas populares é subsidiada pelo Município de Cantanhede, que para o efeito atribui às entidades envolvidas uma verba pecuniária destinada a fazer face aos custos de elaboração dos trajes, adereços, caracterização e outras despesas inerentes à preparação das representações.

As marchas na Tocha e em Cantanhede são organizadas pela Câmara Municipal, que apoia ainda a realização de outros desfiles da iniciativa de entidades locais, nomeadamente em Pocariça, na noite de 23 de junho, promovido pela Comissão da Marcha das Arrôtas em parceria com a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Febres (29 de junho), promovido pela Junta de Freguesia, e Ançã (também a 29 de junho), promovido pela Junta de Freguesia de Ançã, integrado na programação do Mês da Cultura, da Saúde e do Desporto da vila histórica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto