Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

Anuncie AQUI

4 de junho de 2018

Crónica de Tiago Ferreira: A ferver



Crónica de Opinião de Tiago Ferreira
Título: A ferver



O que se passou em Espanha esta semana merece uma forte análise da nossa parte. 

Pedro Sanchez, até ao final da semana passada, foi um político que nunca teve a sorte do seu lado, perdeu duas eleições gerais seguidas (2015 e 2016). Face a essas duas derrotas os barões do PSOE, encabeçados por Felipe Gonzalez, decidiram afasta-lo da liderança dos socialistas, com o objetivo, que acabaria por falhar, de colocar no seu lugar Susana Diaz, que havia liderado os destinos da Andaluzia. A juntar a isto os socialistas viabilizaram o governo de Rajoy. 

 A má sorte de Sanchez alterou-se com a condenação do tesoureiro do Partido Popular Luís Bárcenas e o seu companheiro Francisco Correa. Esta condenação foi o argumento perfeito para Sanchez, apresentar uma moção de censura ao Governo de Rajoy. Não sendo por isso de estranhar o facto de o PSOE ter apresentado este instrumento de censura na mesma altura em que o seu rival, o «Podemos» atravessava uma grave crise interna. A moção foi aprovada, mas terminou rejeitada pelo PP e pelos Cidadãos. 

A partir de agora Sanchez, passa a exercer as funções de Presidente do Governo Espanhol. A sua governação vai ser curta, pois apenas dispõem de 84 deputados que não têm capacidades para negociar com os partidos à sua esquerda nem com os partidos regionais que aprovaram a censura. Este vai ser um governo muito curto, vai enfrentar graves problemas, nomeadamente a Catalunha e ainda mais grave uma vez que o PP possui maioria no senado. 

Ao que tudo indica no início de 2019 vamos ter eleições em Espanhol onde muito provavelmente o «Cidadãos» vai ganhar. Já Rajoy, à semelhança de Passos Coelho, diz que se vai manter à frente do PP. Tal atitude mostra bem o desnorte da política europeia, pois em Espanha à semelhança de Itália, França e Alemanha, houve um desmoronamento do sistema partidário do qual os “velhos partidos” foram empurrados por forças xenófobas, extremistas e anti-europeias. 




 Esta e todas as crónicas escritas neste espaço são da inteira responsabilidade dos seus autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FotografiaLDA

FotografiaLDA

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto