Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

FotografiaLDA

30 de junho de 2018

Conselho Municipal de Educação aprovou plano de transportes e acção social escolar





EDUCAÇÃO



Reuniu no passado dia 27 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorreu o Conselho Municipal de Educação (CME). Na abertura da sessão, o Presidente da Autarquia da Figueira da Foz, João Ataíde, saudou a crescente participação de agrupamentos e escolas não agrupadas em iniciativas que unem empreendedorismo e cultura à educação, e felicitou-os «pelo reconhecimento público e pelos bons resultados que têm obtido em múltiplas frentes». 

O edil sublinhou ainda o cumprimento do plano de intervenções nas escolas do Concelho. «As obras na Escola Dr. João de Barros estão em curso e a EB1 de São Pedro prestes a ser inaugurada, pelo que nos fica a faltar a EB1 do Bom Sucesso para concluir as intervenções relevantes», disse. «Continuaremos, no entanto, atentos e disponíveis para colaborar convosco», acrescentou, afirmando que «a descentralização anunciada, no âmbito da Educação, já existe entre nós, com a Autarquia a participar efectivamente nos transportes, refeições escolares e complemento de horário», entre outras áreas. «Independentemente de o ser já ou não, sentimos isto como nossa obrigação», explicou. 

Aos representantes das escolas e agrupamentos, João Ataíde lançou o apelo para que seja reforçada a participação em programas como a Ciência Viva e iniciativas culturais. «Temos muitos desafios interessantes lançados por associações, coletividades e IPSS, mas sem as escolas, nada feito», resumiu. 

O autarca reconheceu a existência de dificuldades no aproveitamento destas acções. «Muitas vezes há uma complexidade excessiva, e também por isso estamos a trabalhar num serviço educativo integrado, que permita aproveitar estes momentos de educação e formação, numa maior ligação entre a Educação e a Cultura.

Ao longo da sessão, conduzida pelo Vereador da Educação, Nuno Gonçalves, foi aprovado, na generalidade, o plano de transportes escolares, definido em parceria com as empresas de transportes a laborar no Concelho e que será, ainda, sujeito a alguns ajustes sugeridos pelos representantes das diferentes escolas e a concertar com as empresas transportadoras, em reunião já agendada para o efeito.  Também aprovadas foram as medidas no âmbito da acção social escolar. Assim, e porque no primeiro ciclo os manuais escolares são gratuitos, a Autarquia vai oferecer, aos alunos do escalão A da Acção Social Escolar, três cadernos de fichas, e 1 aos alunos do escalão B. 

Uma recomendação sobre a utilização de linguagem inclusiva nas escolas foi também sancionada pelos presentes, bem como o pedido de inclusão da temática da igualdade, nos planos de actividades de escolas e agrupamentos do Concelho, tendo em conta a aposta do Município na promoção da igualmente, como vector de desenvolvimento social.

A concluir, foi apresentado um conjunto de informações sobre obras em curso e agendadas, e anunciado o reforço do plano de combate ao insucesso escolar, inserido na estratégia para a Educação da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, com a alocação de mais seis recursos humanos - entre assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas - ao apoio nos agrupamentos. 

As escolas e agrupamentos foram ainda sensibilizadas para a necessidade de apresentarem projectos conducentes à criação de ambientes inovadores, as chamadas ‘salas de aulas do futuro’, para que a aposta na Educação continue, no Concelho, a passar com distinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto