Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

FotografiaLDA

11 de junho de 2018

Aplicação digital para identificar “Fake News” desenvolvida na Figueira da Foz


 JORNALISMO


A consultora “Future Balloons” desenvolverá nos próximos dois anos uma  aplicação interactiva com o intuito de promover junto dos jovens a capacidade para identificar e evitar notícias falsas que circulam cada vez mais nas redes sociais.



“O nosso objectivo é consciencializar os jovens  para uma utilização mais responsável das novas tecnologias, despertando o seu sentido crítico para avaliar a qualidade da informação a que estão expostos diariamente através da internet”, refere Clara Rodrigues, gestora do projeto em Portugal.

O projeto Fake Off conta com um orçamento comunitário de cerca de 257 mil euros, e contempla a criação de vários jogos interactivos bem como a produção de um website de recursos com material de formação e um kit de aprendizagem digital especialmente desenvolvido para jovens e professores.


Tendo como público alvo os jovens entre os 13 e os 19 anos, está prevista uma parceria com o Agrupamento de Escolas Figueira Mar da Figueira da Foz, que engloba cerca de 1250 alunos, na realização de actividades de sensibilização e promoção do projeto. Estima-se também que nos primeiros cinco anos após o projeto serão efectuados cerca de 600000 downloads da aplicação.

Segundo um estudo do MIT - Massachusetts Institute of Technology, as notícias falsas espalham-se seis vezes mais rápido que as verdadeiras, e pelo conteúdo dramático e apelativo atraem atenção principalmente junto do público desprovido de sentido crítico e cada vez mais dependente das redes sociais.


A Future Balloons é uma empresa de consultoria, que actua nas áreas da  tecnologia, educação, treinamento e cultura. Fundada em 2010, tem como missão apoiar a transição da sociedade baseada no conhecimento para uma sociedade baseada na compreensão e na criatividade, inovação e construção social. 

Neste contexto, surge o projeto Fake Off, decorrente de uma parceria estratégica Erasmus+ com o objectivo de melhorar e modernizar os sistemas de educação, formação e juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto