Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

19 de junho de 2018

50.ª Reunião do Conselho Local de Acção Social da Figueira da Foz




A Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/97, de 18 de Novembro, veio criar o Programa Rede Social reconhecendo, desta forma, o papel das tradições de entreajuda familiar e de solidariedade mais alargada. 

Pretendia-se, com base nos valores associados a estas tradições, fomentar uma consciência colectiva e responsável dos diferentes problemas sociais e incentivar a constituição de redes de apoio social integrado de âmbito local, passando assim o Programa Rede Social a ter como finalidade combater a pobreza e exclusão social numa perspectiva de promoção do desenvolvimento social.
A Rede Social materializa-se, a nível local, através da criação das Comissões Sociais de Freguesia (CSF) e dos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS), constituindo plataformas de planeamento e coordenação da intervenção social, respectivamente, ao nível da freguesia e do Concelho.
O Plenário do Conselho Local reúne ordinariamente três vezes por ano e integra atualmente 169 entidades parceiras, sendo a presidência assumida pela Câmara Municipal.
Este órgão integra representantes do sector público, nomeadamente os tutelados pelos membros do Governo nas áreas do emprego, segurança social, educação, saúde, justiça, administração interna, obras públicas e ambiente; instituições que desenvolvam respostas sociais, mediante a celebração de acordos de cooperação com organismos públicos; juntas de freguesia; conselheiro|a local para a igualdade; entidades com e sem fins lucrativos e pessoas dispostas a contribuir de modo relevante para o desenvolvimento social local. 

O Município da Figueira da Foz foi um dos 41 municípios-piloto a aderir ao Programa Rede Social, tendo a primeira reunião do Conselho Local de Acção Social decorrido no dia 31 de Janeiro de 2001.

Passados 17 anos, vai realizar-se, no próximo dia 20 de Junho, a 50.ª reunião do Conselho Local de Acção Social da Figueira da Foz, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz, espelhando assim a importância que este órgão continua a ter no despertar de uma consciência colectiva sobre os problemas sociais, consubstanciando uma aposta clara na conjugação de esforços e na optimização de recursos, articulando interesses, partilhando responsabilidades, definindo prioridades, consensualizando objectivos e concertando acções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto