Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

Anuncie AQUI

31 de maio de 2018

Crónica de Rui Duque: "Ensaio sobre a Figueira"

Caricatura de Tiempo Camino y Memoria (MX)

Crónica de Opinião de Rui Duque


"Ensaio sobre a Figueira"

"Porque foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estávamos cegos. Cegos que, vendo, não vem. " (Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago). E assim olhando em redor nos deparamos com a maior cegueira em visão aparentemente perfeita. A cegueira que repassa do Eu para o Nós e nunca aprende "um erro todos cometem, dois quem quer e três os burros". 

Os sinais são óbvios e multiplicados mas nem décadas, nem séculos o têm permitido aprender para quem não o quer - este povo de Terras de S. Maria, como o Outro, achado povo eleito e dispensado de sair da ignorância. 

Este povo, esta gente, que somos nós e permitimos depaupérios, delapidação, apropriação da coisa nostra, em nome dos glutões que, como o Omo, lavam mais branco... E assim em todo o lado do portus cale, como na Terra Mourisca e de Invasores Bárbaros, são estes quem mais ordenam, que os Templários não quebraram e os Liberais deram à solepa, para terras de outra governação, para trás deixando tão cantada Praia da Claridade, cidade aldeia, cheia de aranhas, que pessoas só em época estival. 

Cidade tem no nome Figueira, mas seus frutos amargam, por descuido ou impreparação de quem dela devia cuidar. E na Foz que tem um rio que corre para o mar, mais parece ao viajante no Tempo, que o Sará aqui será. 

Dão - se alvíssaras a quem encontrar o fidalgo arruinado, o burguês sem alma, o acéfalo que ainda não fugido, por aí anda escondido, que nos retorne o Tesouro encantado da Cidade de Charme que ainda saudosos se lembram e, ou a transforme com Arlequim na Cidade Encantada da Inteligência do Homem, do espaço da União Europeia. 

Quem assim sonha a Utopia, crê na Pedra Filosofal. Quantos há por aí dispostos ao Caminho? 





Esta e todas as crónicas escritas neste espaço são da inteira responsabilidade dos seus autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FotografiaLDA

FotografiaLDA

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto