Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

17 de abril de 2018

Município promove 4.ª edição de “À Beira sal plantada, a Salicórnia amada”


SALICÓRNIA


O Município da Figueira da Foz, no âmbito do Programa Municipal Figueira Cidade Saudável e da comemoração do Mês do Coração, promove, com o apoio de várias entidades, a 4.ª edição da iniciativa  “À Beira sal plantada, a Salicórnia amada”, que tem como objectivo divulgar um produto local: a Salicórnia, uma planta halófita que cresce nas salinas, bastante tolerante ao sal, que tem a particularidade de ser salgada, permitindo a sua utilização como substituto do sal.

Do programa, que decorre de 7 a 24 de Maio, constam diversas iniciativas, como experiências de degustação que aliam a tradição com a inovação,  sessões de showcooking dinamizadas pela Escola Profissional da Figueira da Foz, no Mercado Municipal Engenheiro Silva, acções de sensibilização para a utilização da salicórnia junto da população escolar, dinamizadas pela Sermare|Marefoz e, ainda, no Núcleo Museológico do Sal, uma massagem terapêutica aos pés com recurso à salicórnia, promovida pela Surya – Terapias alternativas. Todas as iniciativas são gratuitas. 

A Salicónia é uma espécie de praga das salinas, mas abordada pela cozinha contemporânea como um produto gourmet. 
Sendo uma planta halófita, que cresce nas salinas e bastante tolerante ao sal, tem a particularidade de ser salgada, permitindo a sua utilização como substituto do sal. 
É uma planta sazonal que aparece espontaneamente entre Março e Agosto, sendo colhida fresca neste período.
De acordo com a opinião médica, a salicórnia é abundante em diversas vitaminas, sais biológicos, ácidos gordos e proteínas, compostos vitais para a saúde e equilíbrio alimentar. É recomendada a hipertensos pela já referida possibilidade de substituto do sal na confecção de refeições culinárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto