Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

2 de abril de 2018

Aniversário nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro é comemorado em Coimbra


CENTRO


No ano em que se comemoram os 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a data da fundação desta entidade — referência nacional no apoio ao doente oncológico e família —  é celebrada em Coimbra com uma cerimónia que assinala o estímulo e apoio financeiro que tem prestado à formação e à investigação científica. Na ocasião será anunciado a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva.



Na manhã de 4 de Abril, quarta-feira, assinala-se o 77.º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com uma Cerimónia Comemorativa que vai decorrer na Sala Almedina do Convento São Francisco, em Coimbra.

A LPCC, fundada a 4 de Abril de 1941, é a referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

A cerimónia de abertura, marcada para as 10h00, começa com uma intervenção de Carlos Freire de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que abordará os 50 anos desta entidade que estão a ser comemorados ao longo de 2018; Vítor Veloso, presidente da LPCC, e João Pedro Pimentel, Director do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro.

Durante a sessão, além da apresentação pública dos bolseiros a quem foram atribuídas as Bolsas LPCC 2017/2018, com destaque para a comunicação da Professora Doutora Mafalda Laranjo, com resultados do projeto de investigação sobre “Terapêutica Fotodinâmica no cancro”, será feita a apresentação pública do total investido pela LPCC em Bolsas entre 2013 e 2017.


Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Dr. Artur Santos Silva


O presidente da LPCC, Vítor Veloso, anunciará nesta data a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva, na presença do seu patrono, e na ocasião explicará o âmbito e funcionamento deste prémio. O antigo Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian proferirá uma conferência intitulada «Desafios para o 3.º sector na construção de uma sociedade mais justa”.

A Cerimónia Comemorativa do 77.º Aniversário da LPCC termina com a actuação do Coro ao Centro, grupo coral constituído por cerca de 20 elementos que nasceu no espaço do Centro de Voluntariado Ocupacional e cresceu até integrar doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.


A LPCC prossegue os seguintes objectivos:

  • Divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção;
  • Contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença;
  • Cooperar com as instituições envolvidas na área da oncologia, nomeadamente os Centros do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil e os Hospitais das Regiões Autónomas;
  • Estimular e apoiar a formação e a investigação em oncologia;
  • Estabelecer e manter relações com instituições congéneres nacionais e estrangeiras;
  • Desenvolver estruturas para as prevenções primária e secundária, tratamento e reabilitação, isoladamente ou em colaboração com outras entidades
  • Defender os direitos dos doentes e dos sobreviventes de cancro.
Os voluntários e os profissionais que desenvolvem a sua actividade na LPCC regem-se pelos princípios da Humanização e Solidariedade e pelos seguintes valores (Princípios e Valores):

  • Sensibilidade;
  • Equidade;
  • Ética;
  • Respeito;
  • Compromisso;
  • Responsabilidade;
  • Transparência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto