Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

17 de abril de 2018

Agrupamento de Escolas Figueira Mar foi a Lisboa

EDUCAÇÃO


No passado dia 13 de Abril, alguns professores e funcionários das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, deslocaram-se a Lisboa para uma vista à Hemeroteca, da parte da manhã e à Biblioteca de São Lázaro, no período da tarde.


Esta iniciativa, dirigida essencialmente a bibliotecários municipais, professores bibliotecários e equipas das bibliotecas escolares das escolas do concelho da Figueira da Foz, foi organizada pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Graça Barão, com o apoio da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás. 
Na Hemeroteca, foram recebidos pelas bibliotecárias deste estabelecimento, que fizeram uma breve apresentação histórica da sua constituição, desde o início até ao momento presente, fazendo referência aos responsáveis pelo acervo e sua organização ao longo dos anos, bem como a utilidade que este serviço presta à comunidade e ao país em geral.
O grupo de visitantes foi agradavelmente surpreendido com uma selecção cuidada de periódicos figueirenses, a maior parte dos quais já extintos, tais como, “O Figueirense”, “A Voz da Justiça” e “O Palhinhas”, tendo sido concedido o privilégio de manusear, consultar e fotografar estes exemplares, apesar de serem muito antigos, reportando-se ao século XIX e aos inícios do século XX. Experiência agradável que permitiu ficar a conhecer melhor alguns aspetos da vida quotidiana dos figueirenses assim como a história da cidade.
Seguiu-se um agradável almoço convívio, culminando a visita com a ida à Biblioteca de São Lázaro, situada na freguesia de Arroios, a mais antiga biblioteca pública do país e a primeira biblioteca escolar. Foi constituída ainda no tempo na Monarquia (1883), mas já com ideais liberais da República, dado que a ela estavam ligados elementos activos da maçonaria de Portugal, nomeadamente, Elias Garcia, seu fundador. Esta biblioteca encontra-se instalada num edifício de arquitectura neoclássica erudita dos finais do séc. XIX e esconde um dos pequenos grandes tesouros da cidade. Um espaço cheio de história.
Esta iniciativa de aprendizagem em contexto proporcionou uma experiência verdadeiramente enriquecedora a todos os participantes.




Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto