Foz ao Minuto

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

2 de março de 2018

Montemor-o-Velho: Mais novos aprendem a ser agentes de Protecção Civil



MONTEMOR-O-VELHO


No dia 1 de Março assinalou-se o Dia Mundial da Protecção Civil. Em Montemor-o-Velho, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) organizou o Dia Aberto do Centro Operacional do SMPC e convidou todos os interessados a conhecer as instalações, os equipamentos, as áreas de actuação e o trabalho desenvolvido.



Ao longo do dia foram muitos os que quiseram ver ao vivo “um dos espaços que representa um forte investimento municipal e que dá garantia de segurança aos munícipes”, conforme referiu o vereador Décio Matias.

“No século XXI é inconcebível pensar o funcionamento de uma Câmara Municipal sem um SMPC, por isso, o Senhor Presidente da Câmara fez todos os esforços para criar um serviço de vanguarda, com meios, equipamentos, estrutura física e com uma forte aposta tecnológica”, reforçou.

No momento, o vereador Décio Matias, acompanhado do adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, esclareceu: “A capacidade de intervir em qualquer situação de risco foi o que se pretendeu demonstrar no Dia Mundial da Protecção Civil também às nossas crianças de modo a que fiquem sensibilizadas e que passem a mensagem às suas famílias. A Protecção Civil tem que ser feita com todos e, por isso, estão em desenvolvimento acções que vão continuar a mostrar o trabalho imenso que é feito pelo SMPC, bem como mostrar o Centro Operacional”.

Assim, no decorrer do Dia Aberto, as instalações foram invadidas por mais de meio milhar de meninas e meninos de alguns jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho. Os mais novos aproveitaram para contactar de perto com os diversos agentes de Protecção Civil e ficar a saber mais sobre as actividades e os meios do SMPC.

Os jovens agentes de protecção civil, com toda a segurança, viram de perto alguns ninhos e exemplares de vespa velutina (asiática), equipamentos usados nos diversos serviços, bem como estiveram no centro de comando. Muito atentos e curiosos, ouviram as explicações de Hélder Araújo, Coordenador Municipal de Protecção Civil de Montemor-o-Velho.

Visivelmente satisfeito com interesse demonstrado pelos mais pequenos, Hélder Araújo, destacou: “Esta iniciativa procurou mostrar qual é dinâmica do SMPC, para que percebam todo o trabalho que é feito, por exemplo, ao nível do planeamento ou quando vamos às escolas eles saberem o que é um plano de emergência ou um extintor”.

“Estas iniciativas são importantes para os mais novos irem ganhando consciência da necessidade de terem comportamentos que os possam colocar em segurança nos diversos cenários de risco”, advogou.
À margem da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou: "Continuamos a mostrar a aposta forte e plena de inovação que estamos a fazer na área da Protecção Civil. Sei que foi um dia muito feliz e cheio de aprendizagens para os meninas e meninos de alguns jardins-de-infância e escolas do 1º CEB".
"Estamos a trabalhar afincadamente para termos um território com cada vez mais segurança e com mais conhecimento”, concluiu.
O Dia Aberto do Centro Operacional do SMPC contou com também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, do Centro Humanitário do Baixo Mondego da Cruz Vermelha Portuguesa – Pereira e do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho da GNR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto