Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

5 de março de 2018

Carapinheira revive Procissão dos Passos

Fotografia de Aldo Aveiro



MONTEMOR-O-VELHO

Por Aldo Aveiro

A Paróquia de Santa Susana da Carapinheira, cumprindo uma centenária tradição religiosa, revive, dia 11 de Março, a “Procissão do Senhor dos Passos”. A comunidade cristã da Carapinheira, gozando a felicidade de acolher no seu seio algumas das mais antigas manifestações de religiosidade popular, tem por tradição reconstituir os momentos mais marcantes alusivos à morte de Cristo, com a realização da soleníssima procissão do “Senhor dos Passos”, no Domingo IV da Quaresma, havendo outros actos de caracter socio-religioso na semana anterior. 



 A centenária procissão do Senhor dos Passos, como habitualmente, vai percorrer as ruas da vila no IV Domingo da Quaresma, cujo rito litúrgico apresenta um cunho penitencial de verdadeira Via-Sacra, com os crentes a acompanhar espiritualmente, em sete momentos de meditação e oração, os Passos de Jesus, desde a sua condenação à morte até à sua crucificação no Calvário. As cerimónias preparatórias iniciaram-se no dia 5 de Março, com visita aos doentes, actos que se prolongam até dia 09. 

No dia 6, haverá celebração da Eucaristia, pelas 20h00. Na quinta, dia 08, haverá, em simultâneo, pelas 20h00, a Recitação do Terço, em todas as capelas da paróquia: Santo Cristo (Carapinheira), São Tomé (Cruz de Santo António); Espírito Santo (Bolêta), Santo António (Outeiro) e Santo Amaro (Alhastro). No dia 10, pelas 20h00, haverá uma “via-sacra” na Igreja, dinamizada pelo Rancho Folclórico da Carapinheira (estava prevista ser desde o Alhastro até à Igreja, mas devido ao tempo instável, foi alterada para a Igreja). No sábado, na igreja, confissões / reconciliação, e pelas 20h00, celebração da Eucaristia, seguida de procissão de velas, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Capela de Santo Amaro. 

 A solenidade dos Passos do Senhor culmina no domingo, dia 11, com a celebração da Eucaristia, pelas 15h00, com Sermão do Pretório, seguindo-se a “via crucis”, durante a qual serão celebrados alguns dos momentos dos “Passos do Senhor” a caminho do Calvário, com a entoação do canto da Verónica, e cujo ponto alto reside no encontro de Jesus com sua Mãe, no Alhastro, onde terá lugar o Sermão do Encontro. De regresso à Igreja, será encenado o Calvário com diversas figuras bíblicas, culminando com o Sermão do Pretório e canto da Verónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto