Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

Anuncie AQUI

12 de fevereiro de 2018

Jovens pensaram a Europa na Figueira da Foz



 FIGUEIRA


A Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) organizaram, no passado sábado, 10 de Fevereiro, um dia dedicado ao projeto europeu «Diálogo Estruturado», sob o tema «Tu na Europa».



Ao longo da sessão de trabalho, os cerca de 20 participantes, entre os 16 e os 30 anos, foram chamados a reflectir e a pronunciar-se sobre temas que dizem directamente respeito a esta faixa etária, com o objectivo de potenciar o seu envolvimento nos processos de tomada de decisão, de forma a contribuírem para uma Europa mais inclusiva, segura e com melhores condições de vida para todas e todos.
A iniciativa contou com a participação da vereadora com o pelouro da Juventude, Mafalda Azenha, que dinamizou um debate com os jovens, tendo como ponto de partida os temas escolhidos e as propostas de soluções encontradas em grupo. Como combater a discriminação ou a violência contra as mulheres, como lidar com o stress e as situações de crise, como podem as escolas ajudar na integração europeia de imigrantes e que expectativas acalentam os jovens para o seu futuro foram alguns dos temas debatidos.
Para Mafalda Azenha, a sessão de trabalho «correu muito bem, porque os jovens foram muito participativos, demonstrando ter ideias concretas, mas não fechadas, sobre várias assuntos». A vereadora destaca «a abertura para dialogar» e constata, «com satisfação, que os nossos jovens pensam sobre estas questões, e estamos a falar de várias idades, de alunos do secundário até universitários e já licenciados, cidadãos jovens mas que já têm uma participação cívica activa, em associações juvenis, juntas de freguesia, juventudes partidárias ou nas suas escolas».
As ideias e os documentos produzidos pelos jovens durante este dia de trabalho vão, juntamente com um relatório elaborado pelas facilitadoras do projeto presentes, seguir para a representação portuguesa do Conselho Nacional de Juventude que vai representar Portugal nas instituições europeias, aquando dos trabalhos de definição de políticas europeias de juventude.


Sem comentários:

Enviar um comentário

FotografiaLDA

FotografiaLDA

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto