Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

21 de fevereiro de 2018

Invasões Biológicas na Bernardino Machado



EDUCAÇÃO


No passado dia 19 de Fevereiro, realizou-se na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento Figueira Mar) uma palestra intitulada “Espécies invasoras em Portugal e os desafios Invasoras.pt”, dinamizada pelo mestre Jael Palhas, investigador no Centro de Ecologia Funcional, da Universidade de Coimbra, dedicado ao projecto Invader IV e membro da equipa da equipa da plataforma Invasoras.pt.



A palestra focou-se na temática das invasões biológicas, apresentando exemplos nacionais e também algumas soluções. Os alunos obtiveram mais informações e esclareceram as suas dúvidas relativamente a espécies invasoras em geral e receberam orientações para participar nos desafios lançados pela Plataforma Invasoras.pt a todos os cidadãos e, em particular às escolas.
Mas o que são espécies invasoras? São espécies (tanto de animais como de plantas) que vieram de outros locais do mundo (exóticas), adaptaram-se muito bem no nosso território, e hoje em dia reproduzem-se e dispersam pelos seus próprios meios para longe dos locais onde foram introduzidas pelo Homem, tornando-se muito difíceis de controlar e causando impactes ambientais e económicos negativos.
Participaram nesta actividade, os alunos das turmas 10ºD, 11º B e os alunos de Educação Especial acompanhados pelos professores Carina Cardoso, João Oliveira Vitória Ramos, Isabel Carvalho, Ana Matoso, Laura Oliveira.
A plataforma Invasoras.pt convidou este ano todos os cidadãos (Eco escolas, outras Escolas, grupos de cidadãos, etc.) a aceitarem pelo menos um dos quatro desafios que lançaram: 1) Mapeamento de espécies invasoras; 2)   Monitorização da Fenologia de espécies invasoras; 3) Detecção de novas invasoras; 4)Divulgação do Tema.  Os desafios incluem diferentes formas para cada aluno se tornar cidadão-cientista e dar um contributo para o estudo e divulgação do tema das plantas invasoras. (mais informação em invasoras.pt/desafiosescolas). 
A Escola Secundária Bernardino Machado inscreveu-se nos quatro desafios estando agora a iniciar a sua participação neste projeto que já envolve dezenas de entidades (escolas, associações e mesmo famílias e pessoas individuais) de quase todos os distritos de norte a sul do País, incluindo as Regiões Autónomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto