Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

6 de fevereiro de 2018

Alastramento da Lagarta do Pinheiro discutida na última Reunião Municipal da Figueira da Foz



POLÍTICA


Na última reunião da Câmara Municipal da Figueira da Foz, foram discutidos alguns temas preocupantes como a substituição de alguns abrigos de paragens ocorrerem em período escolar e no pico do inverno, o alastramento do perigo de saúde pública do alastramento da lagarta do pinheiro e também a limpeza e prevenção florestal, entre outros assuntos.


Alastramento da lagarta do Pinheiro


O vereador do PSD, Ricardo Silva, chamou atenção do problema de saúde pública que é o alastramento das lagartas do pinheiro (Processionária) no concelho da Figueira da Foz, o que significa um grande perigo , não só para os seres humanos mas também para todos os que tenham contacto directo com o mesmo, podendo ser mortais para animais de estimação, pedindo assim que fossem tomadas medidas imediatamente, em estabelecimentos de ensino, invocando razões de saúde pública.

Da parte da CMFF foi dito que esse assunto é de conhecimento público e já foi iniciada uma campanha de alerta, acrescentando que estão a ser tomadas medidas para o seu combate.

A lagarta do pinheiro é um inseto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe a morte. Porém, caso entre em contacto com humanos, tem também efeitos nocivos, como irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, enfraquecimento e vertigens. No caso de cães e de outros animais, o contacto com a Thaumetophoea pityocampa pode ser fatal, alerta a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Substituição dos abrigos de paragens de autocarros no pico do inverno


O mesmo vereador Ricardo Silva questionou também a CMFF pela substituição de alguns abrigos de paragens de autocarro, a ocorrerem em período escolar e no pico do inverno, deixando nomeadamente jovens e idosos, expostos à chuva e ao vento.


Limpeza e prevenção florestal 


Também Carlos Tenreiro, líder da oposição levantou a questão da limpeza e prevenção florestal como medida essencial no combate aos fotos, afirmando «que no último Verão tal trabalho não foi efectuado nos terrenos municipais, e não fica bem à CMFF promover uma campanha de limpeza junto dos munícipes sem dar esse exemplo comportamental».

O Presidente da CMFF ,João Ataíde, assim como os vereadores Miguel Pereira e Ana Carvalho responderam, assegurando que «os terrenos camarários já foram limpos há cerca de 3 semanas e que em relação à área florestal, a CMFF está atenta e o plano de limpeza está a ser efectuado, nomeadamente em zonas como o Vale de Murta e na zona do parque industrial, enaltecendo ainda a existência de uma carta de incêndios previsto no novo PDM.

Carlos Tenreiro replicou dizendo «que mais importante do que uma carta de incêndio ou sinalização das zonas de risco é adopção de posição concreta e energética por parte da CMFF no terreno e junto do Governo de forma a ver esta questão rapidamente tratada em prol da segurança das pessoas, bens e do território.

O Presidente da CMFF respondeu ainda, que tem feitos sucessivos apelos ao Governo e indagado da forma como o faz, ficou de enviar à oposição uma documentação comprovativa desse facto.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto